Içara recebe a vigésima Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
Quem passou pela Praça da Matriz São Donato, em Içara, nestes últimos dias, notou uma movimentação atípica no local. Trata-se da montagem de um engenho de farinha de mandioca que faz parte das divulgações do 20º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – que será realizada em Içara, nos dias 8, 9 e 10 de novembro. A inauguração do “Engenho do seu Zico” ocorrerá no dia 29 de agosto, às 17h30, juntamente com a abertura da exposição “Saudades daquele tempo: o carro de boi carrega lembranças”, no Museu Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.
A concepção e a montagem da exposição têm como principal pilar a sensibilidade. Com o intuito de reviver lembranças de outros tempos, a mostra foi constituída como uma colcha de retalhos. Em sua composição, uma somatória de peças, algumas do acervo do Museu Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, outras pertencentes à comunidade local, alinhavadas com nuanças de saudade. Será um espaço aberto ao diálogo e as lembranças. Com entrada franca, a exposição é realizada em parceria com o IFSC/Sombrio e estará aberta à visitação durante o mês de agosto – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
No “Engenho do Seu Zico”, a comunidade que passar pelo local poderá adquirir os produtos e até mesmo dialogar com o proprietário do estabelecimento sobre o procedimento de fabricação da farinha de mandioca, e também degustar ou comprar estes produtos. O engenho de farinha de mandioca é um dos projetos do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC, que é o idealizador do evento. O projeto é desenvolvido com um engenho móvel, permitindo a sua instalação em eventos e festas, onde são apresentados, ao vivo, o modo artesanal de fabricação da farinha e seus derivados.
O engenho apresentado é do tipo “Cangalha” (assim denominado devido à utilização da força de um boi, jungido à canga da almanjarra, para movimentar as engrenagens). No forno, sobre a chapa de metal, é feito também o “beiju”, o pão dos índios do Brasil, que foi incorporado ao hábito alimentar do colonizador açoriano.
“Como meio de divulgação da festa da cultura açoriana, que será em novembro, o senhor Milton da Silva, o “Seu Zico”, estará comercializando produtos típicos da cultura de base açoriana até os dias da festa, exibindo assim parte da gastronomia típica dos colonizadores açorianos”, explica a presidente da Fundação Cultural Eliana Jucoski Monteiro. “A mostra será um espaço aberto ao diálogo e as lembranças”, destaca.
Mais informações: Fundação Cultural de Içara (48) 3432-5847, 9909-8751 e 3432-5847 culturaicara@outlook.com.
Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC: (48) 3721-8605 ou nea@nea.ufsc.br.
Fonte: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC