Comunidade universitária realiza mutirão no Bosque do CFH

02/07/2013 13:01

Mutirão no Bosque do CFH, feito pela comunidade universitária no dia 28 de junho. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

Na tarde do dia 28 de junho, a comunidade universitária se reuniu no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), com o objetivo de revitalizar a principal área verde da UFSC. O grupo iniciou um mutirão de limpeza com a retirada do lixo acumulado e a reativação de uma horta de 10 metros quadrados que estava inutilizada por falta de cuidados. “É possível produzir hortaliças, vagens, leguminosas, ervas medicinais”, comentou o aluno de Geografia, Guilherme Fabrin. Esta mobilização foi iniciativa dos estudantes e recebeu apoio da direção do CFH.

Cartaz do mutirão

A situação no Bosque é preocupante, pois a área possui poucas lixeiras, há plantas e troncos machucados, existe a possibilidade de contaminação da rede pluvial por esgoto clandestino, e os automóveis, que utilizam o local como estacionamento ilegal e como via de circulação provocam erosão no solo. No dia do mutirão, a entrada de carros foi provisoriamente fechada com bambus, mas o Conselho de Unidade já aprovou o uso de cancelas.

No intuito de criar propostas para revigorar a área foi criada uma comissão formada por estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação. O projeto “Parque Universitário da UFSC” faz parte do Plano Diretor do campus de Florianópolis e visa ampliar a área verde do Centro de Desportos (CDS) até o Colégio de Aplicação (CA) passando pelo Bosque. O projeto foi formulado pela direção do CFH há quatro anos. “O objetivo é fazer com que a Universidade dialogue com a comunidade”, comentou o técnico-administrativo Vitor Hugo Tonin.

Mais informações: http://www.portalcfh.ufsc.br/.

Vitória Greve/ Estagiaria de Jornalismo da Agecom/ UFSC

Assista à matéria sobre o mutirão no bosque do CFH no boletim “Universidade Já” da TV UFSC:

Tags: Bosque do CFHmutirãoUFSC