Programação da TV UFSC traz o filme “Ritinha” no Cinema Catarinense
O filme “Ritinha”, com roteiro e direção de Antonio Celso dos Santos, é uma adaptação do conto premiado do escritor catarinense Hoyêdo de Gouvêa Lins. O curta-metragem de 23 minutos resgata os traços marcantes da cultura açoriana presentes no cotidiano da Ilha de Santa Catarina, principalmente aqueles ligados à comunidade pesqueira.
Na história, o cotidiano do casal Juca (Giuseppe Oristanio) e Ritinha (Daniela Escobar), pescador e rendeira, modifica-se à medida que a cidade começa a fazer parte de suas vidas. Ambientado no Sul da ilha, conta ainda com a participação de Marlete Duarte (Merência), Otávio Augusto (Habib), Imara Reis (Joana). O filme estreia no programa “Cinema Catarinense” deste domingo, 9 de junho, às 22 horas. Um pouco antes você poderá acompanhar o Canal Memória, dirigido por Zeca Pires e que trata sobre o incêndio na Assembléia Legislativa ocorrido em 1956.
Outro destaque do domingo será o jogo entre CRB e Santa Cruz, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Com transmissão da TV Brasil, a partida da série C do Campeonato Brasileiro de Futebol está marcada para 19 horas. A série “Memória do Esporte Olímpico Brasileiro” estreia mais dois documentários: o primeiro sobre a saltadora em altura Aida dos Santos e o segundo sobre o pugilista Servílio de Oliveira. Dois atletas com histórias peculiares, que conquistaram medalhas e venceram desafios. No sábado, Treze e Sampaio Corrêa jogam no estádio Ernani Sátyro em Campina Grande, na Paraíba. No dia 2 de junho, o Sampaio Corrêa goleou o Brasiliense por 5 a 1. O time passou a liderar o Grupo A da Série C com 3 pontos. Você pode acompanhar ao vivo a movimentação dos bastidores, com transmissão da TV Brasil, a partir das 18h30min.
Um pouco antes da programação do final de semana, o “Sessão Cinema” de sexta-feira, dia 7, traz o filme “O Encouraçado Potemkin”. Para quem quiser compreender o cinema atual, do roteiro a montagem, assistir Potemkin é obrigatório. A sequência da Escadaria de Odessa, em que as tropas do Czar massacram homens, mulheres e crianças, é a mais famosa e imitada da história do cinema. Em seu segundo longa-metragem, em 1925, o russo Sergei Eisenstein já era tido como um grande e revolucionário cineasta. O filme será exibido às 19 horas.
Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.
Dayane Ros/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC