Mesa-redonda “Literaturas Argentina e Uruguaia: aproximações e diferenças”

13/06/2013 17:14

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, promove a mesa-redonda “Literaturas Argentina e Uruguaia: aproximações e diferenças”, com os professores Roberto Ferro, da Universidade de Buenos Aires (Argentina), e Hebert Pezzolano, da Universidad de la República (Uruguai.). O evento será realizado no dia 17 de junho, segunda-feira, às 9h, na Sala Drummond, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Bloco B, Térreo.

A entrada é gratuita e aberta ao público. Será fornecido certificado de participação para os presentes que solicitarem.

Roberto Ferro, escritor e crítico literário, é doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, professor e investigador da Faculdade de Filosofia e Letras. Ministrou cursos de pós-graduação na Venezuela, México, Uruguai, Brasil, Itália e França. É autor dos livros Escritura y desconstrucción, Lectura (h)errada con Jacques Derrida (1995), El lector apócrifo (1998), Onetti/La fundación imaginada  (2003), De la literatura y los restos (2009), Fusilados al amanecer (2011), El otro Joyce (2011). Também coordenou  o volume dedicado a Macedonio Fernández de La Historia Crítica de la Literatura Argentina (2007) e a edição crítica de Operación Masacre seguido de la Campaña periodística (2009).

Hebert Benítez Pezzolano é doutor em Filologia Hispânica pela Universidade de Valladolid. Professor Adjunto de Literatura Uruguaia na Universidade de la República. Coordenador Nacional do Departamento de Literatura (Conselho de formação em Educação, ANEP). Investigador Associado da academia Nacional de Letras. Palestrante e conferencista em universidades da América, Europa e Ásia. Publicou vários estudos em revistas arbitradas e em volumes coletivos. Em várias ocasiões obteve o Prêmio Nacional de Literatura por seus ensaios sobre literatura uruguaia e teoria literária. Dentre seus livros publicados destacam-se: Poetas uruguayos de los ’60 (1997), Vicente Huidobro y el vuelo de Altazor (1997), Interpretación y eclipse (2000), El sitio de Lautréamont (2008), Mundo, tiempos y escritura en la poesía de Marosa di Giorgio (2012). É também fundador e diretor da revista Hermes Criollo. Foi colaborador de El País Cultural e de Cuadernos de Marcha.

Outras informações: http://www.onetti.cce.ufsc.br/nucleoonetti@cce.ufsc.br ou (48) 3721-9288, Ramal 203.

Tags: Literaturas Argentina e Uruguaiamesa-redondaNúcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanospós-graduação em literaturaUFSC