Equipe feminina de Goalball da UFSC é classificada para campeonato brasileiro

07/05/2013 08:42

As equipes de Goalball (masculina e feminina) do projeto “Sábado no Campus: Esportes Adaptados” do Centro de Desportos (CDS) da UFSC, em parceria com a Associação Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), participaram da etapa Regional Sul de Goalball na cidade de Curitiba/PR, entre os dias 2 e 5 de maio.

Esta etapa é classificatória para a participação no Campeonato Brasileiro. A equipe feminina sagrou-se campeã, garantindo sua vaga e a masculina obteve a 3ª colocação. Nesta competição os atletas, da comunidade que fazem parte da equipe, Cinéia de Oliveira e Juvande Roque de Mello, foram destaques como artilheiros.

A modalidade paradespotiva de Goalball é praticada por pessoas com deficiência visual. A participação na competição só foi possível graças ao apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Para participar dos esportes adaptados, oferecidos gratuitamente, basta comparecer ao Ginásio 2 do Centro de Desportos da UFSC, nas terças e quintas-feiras das 18h até as 19h20min e nos sábados, das 8h até 10h30min, e conversar com um dos professores ou ex-alunos voluntários. Os interessados em entrar para a equipe devem ter baixa visão ou a deficiência total dela, e ter idade a cima de 16 anos.

O goalball

De todas as modalidades paraolímpicas, o goalball é o único esporte direcionado especificamente para deficientes – todos os outros são adaptações de esportes já existentes. Foi desenvolvido no ano de 1946, para reabilitar veteranos da II Guerra Mundial que haviam perdido a visão no conflito. Trazido para o Brasil na década de 1980, é praticado na UFSC desde 1996, em parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego.

O jogo acontece numa quadra do mesmo tamanho da de vôlei e tem duração de vinte minutos. Duas equipes de três jogadores se enfrentam, e tentam arremessar uma bola de tamanho similar a de basquete nos gols localizados em duas das extremidades do campo. A bola possui um guizo em seu interior, por meio do qual os jogadores se orientam, e por isso os jogos devem acontecer em silêncio, exceto nos momentos entre o gol e o reinício da partida.

O projeto

O “Sábado no Campus” é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Educação Física, através do Núcleo de Atendimento Desportivo a Pessoa Portadora de Deficiência, do Centro de Desportos da UFSC. Criado em 1997, trabalha a prática de esportes com portadores de deficiência mental, visual, auditiva, física e múltipla. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e promover a socialização por meio do esporte. Proporciona também oportunidades para professores do Departamento de Educação Física desenvolverem atividades relacionadas a esportes adaptados.

Informações: professor Luciano Lazzaris – Coordenador do projeto Sábado no Campus: 3721-8552 e luciano@cds.ufsc.br.

Assista a um pequeno vídeo da competição aqui.

Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo na Agecom/ UFSC

anairasmsarmento@gmail.com/

Tags: CDSGoaballSábado no Campus: Esportes AdaptadosUFSC