Conferência discute desafios da cultura em Florianópolis
Uma política de Estado para a Cultura e os desafios do Sistema Nacional de Cultura na organização da gestão em todos os níveis são temas em discussão na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, que ocorre de 3 a 5 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Trindade. O evento vai contar com a presença da Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, que fará palestra na abertura das atividades, na segunda-feira (3).
Com o tema “Cultura Agora”, a reunião em Florianópolis integra etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. Aberto à participação pública mediante inscrição, o encontro é organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPCF).
As inscrições podem ser feitas online pelo site e blog das entidades, ou ainda de forma presencial, no dia da abertura, a partir das 13h.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415.
Diálogo e estratégias
O objetivo dos organizadores é avançar na gestão cultural e na execução de metas do Plano Municipal de Cultura, alinhadas com as diretrizes nacionais. “Queremos um encontro propositivo para compartilhar ideias e estratégias que fortaleçam, valorizem e reconheçam a importância da Cultura para o desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Luiz Moukarzel.
A 4ª Conferência Municipal de Cultura propõe um debate com enfoque nacional e local em quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento. Entre os temas em pauta estão aspectos de identidade, memória, produção simbólica, cidadania, participação social, povos indígenas e comunidades tradicionais, gestão, proteção e salvaguarda, além de fortalecimento e formação de fóruns e redes em prol da Cultura.
Durante o encontro será apresentado um histórico das conferências anteriores, com avaliação dos avanços e resultados obtidos desde a primeira mobilização, em 2005, e análise das perspectivas futuras. A explanação será feita pela diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes, Marta Cesar, que foi a primeira presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, no período 2010-2012. Também serão eleitos os delegados municipais para a Conferência Estadual de Cultura e os representantes da Sociedade Civil para ocupar vacâncias na composição do CMPCF, no período 2013-2014.
Serviço:
O Quê: 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis.
Quando: 3 a 5 de junho de 2013.
Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – campus Florianópolis.
Quanto: gratuito.
Inscrições: www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes ou cultura.sc/cmpcfloripa/.
Programação
3 de junho (segunda)
| 13h | – Inscrição e Credenciamento |
| 14h | – Apresentação Artística |
| 14h30 | – Solenidade de Abertura |
| 15h30 | – Explanação “Histórico das Conferências Municipais” Marta Cesar / Diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes |
| 16h | – Intervenção artística |
| 16h15 | – Palestra “Economia Criativa” Claudia Leitão / Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura |
| 17h30 | – Apresentação Artística |
4 de junho (terça)
| 8h | – Constituição da Mesa Coordenadora |
| 8h10 | – Discussão e aprovação do Regimento Interno |
| 9h às 9h40 | – Apresentação dos coordenadores dos Eixos I e III Eixo I: “Implementação do Sistema Nacional de Cultura” Coordenador: Luiz Ekke Moukarzel Eixo III: “Cidadania e Direitos Culturais” Coordenadores: Marcelo Pereira Seixas / Fátima Costa de Lima |
| 9h40 | – Intervalo |
| 10h às 12h30 | – Discussão e fechamento de propostas dos Eixos I e III |
| PAUSA PARA ALMOÇO | |
| 13h30 | – Mostra Funcine / Exibição de filmes de curta-metragem |
| 14h às 14h40 | – Apresentação dos coordenadores dos Eixos II e IV Eixo II: “Produção Simbólica e Diversidade Cultural” Coordenadoras: Flavia Helena de Lima (COPPIR) Maria Guilhermina da Cunha Salasário (CONDIM) Eixo IV: “Cultura e Desenvolvimento” Coordenadores: Ricardo Alves Cavalheiro Lucas da Rosa |
| 14h40 às 16h | – Discussão dos Eixos II e IV |
| 16h | – Intervalo |
| 16h20 | – Fechamento de propostas |
| 17h30 | – Apresentação à Plenária e aprovação de Moções |
5 de junho (quarta)
| 9h às10h30 | – Plenária Final / Revisão e aprovação das propostas dos eixos Moderação: Flavia Helena de Lima |
| 10h30 | – Intervalo |
| 10h45 às 12h30 | – Plenária Final / Revisão e aprovação das propostas dos eixos Moderação: Flavia Helena de Lima |
| PAUSA PARA ALMOÇO | |
| 13h30 às 15h | – Eleição dos Delegados para Conferência Estadual Orientação: Maria Guilhermina da Cunha Salasário |
| 15h | – Intervenção artística / Intervalo |
| 15h30 | – Eleição das vacâncias da Sociedade Civil e posse dos membros do Poder Público para o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis – Gestão 2013/2014 Orientação: Marcelo Pereira Seixas |
| 17h | – Encerramento e Intervenção Artística |
*Programação sujeita a alterações
Dieve Oehme/Assessoria de Comunicação FCFFC
(48) 3324-1415 – ramal 213 ou (48) 9962-1069
imprensa.ffc@gmail.com
www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes
Twitter: @fundacaocascaesp://


























