Comissão da Finep avalia projetos CT-INFRA

09/05/2013 17:13

Da esquerda para direita: Caio Xavier (Analista de Projetos Finep), Elias Machado (diretor de Projetos), Jamil Assreuy (pró-reitor de Pesquisa), Ricardo Rosa (diretor da Finep) e Gustavo Camelo (coordenador do Núcleo CT-INFRA/UFSC). Foto: arquivo da Propesq.

Uma comissão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, composta pelo diretor do Departamento de Universidades (DU), Ricardo Rosa, e pelo analista Caio Xavier esteve em Florianópolis entre os dias 6 e 8 de maio para se reunir com a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq)da UFSC e avaliar a execução dos projetos contratados pela Universidade. A avaliação dos projetos que estava sendo aguardada desde julho de 2012 era um pré-requisito para a prorrogação do prazo de obras com cronograma atrasado, como o Instituto Interdisciplinar de Engenharia de Superfície e o Laboratório de Pesquisa em Usabilidade e Linguagem na produção de conteúdos para hipermídia e para a liberação das parcelas pendentes de recursos contratados.

A programação desenvolvida incluiu uma visita dos diretores da Finep aos locais das obras concluídas, em execução e previstas, reuniões com o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy e com o diretor de Projetos, Elias Machado, e com o coordenador do Núcleo CT-INFRA/UFSC, Gustavo Camelo. Na terça-feira pela tarde o diretor do (DU) Ricardo Rosa fez uma apresentação sobre o modo de funcionamento e os critérios adotados para selecionar os projetos aprovados nas chamadas anuais do Proinfa (Programa de Infraestrutura para as Universidades). Além dos diretores da Propesq, estiveram presentes coordenadores de projetos em desenvolvimento e membros do Comitê Permanente CT-INFRA/UFSC. Na manhã desta quarta-feira, dia 8, foram feitas visitas a laboratórios com equipamentos comprados com recursos da Finep e definidos os encaminhamentos para a solicitação da prorrogação do prazo de execução das obras e liberação dos recursos.

Atualmente a UFSC tem contratados 21 projetos distribuídos em Florianópolis (no campus Trindade, na Fazenda Ressacada e no Sapiens Parque) e nos campi de Curitibanos e Joinville. Nos últimos cinco anos (período 2008-2012) a UFSC recebeu R$ 45.235.336,00 de recursos do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-INFRA) – média de R$ 9.047.067,20 por ano. Estes recursos são utilizados na modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa na instituição, por meio de criação e reforma de laboratórios e a compra de equipamentos.

Tags: Finepprojetos CT-INFRAPROPESQUFSC