Três debates encerram evento Filosofia Pop II nesta sexta
O encontro Filosofia Pop II encerra nesta sexta-feira, 26 de abril, com três debates sobre questões filosóficas e contemporâneas. A programação começa às 15h, com o professor Celso Braida, cujo tema da palestra é “A atual constituição de si por meio da retocável imagem da perfeição técnica”. Às 16h30min, o músico, compositor, escritor Alberto Heller fala sobre clássicos e pop. O encerramento será às 18h30min, com a palestra de Marcos Carvalho Lopes, da Unirio, “Sobre ‘índios’, dândis e vampiros: Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii como Filosofia”. A programação ocorre no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.
O objetivo do encontro é promover um diálogo entre estudantes, professores e interessados, em torno de questões filosóficas e contemporâneas, ampliando o exercício do pensamento através da formação, mídia, tecnologia e cultura popular.

Encontro promove o diálogo entre estudantes, professores e interessados sobre questões filosóficas e contemporâneas. Foto: Divulgação
Cada professor apresenta um tema, que para além de ser o seu proponente, tem também o papel de conduzir o debate. As conversas não se tratam de uma imposição ou busca por uma verdade plena, mas sim por uma erotização dos discursos, gerando movimento, pensamento e um diálogo aberto e rico em suas pontuações e construção. Entre os convidados, estão os professores Roberto Wu, Claudia Drucker e Maria de Lourdes, do Departamento de Filosofia da UFSC, e Marcia Tiburi (Mackenzie/São Paulo).
Veja entrevista realizada por Sâmia Fiates e Caio Spechoto para o programa Universidade Já/TV UFSC:
Página do evento no Facebook.
Programação ( Auditório do CFH)
26 de abril
15h– Celso Braida
A atual constituição de si por meio da retocável imagem da perfeição técnica
16h30min – Alberto Heller
Clássicos e Pops: a quem (ainda) interessa estabelecer fronteiras
18h30 – Marcos Carvalho Lopes
Sobre ‘índios’, dândis e vampiros: Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii como Filosofia