TJ UFSC celebra o primeiro aniversário

19/04/2013 17:04

Equipe do TJ UFSC 2013. Foto: facebook

O dia 19 de abril de 2012 marcou o início de um projeto de grande importância não só para o Departamento de Jornalismo, mas para toda a Universidade: foi ao ar a primeira edição do Telejornal Universitário da UFSC, o TJ UFSC. Um ano depois, com o projeto maior e com muitas conquistas, a equipe tem motivos para comemorar.

A criação do TJ UFSC é resultado do trabalho dos professores Antonio Brasil e Cárlida Emerim, duas estagiárias do curso de jornalismo e um grupo de voluntários. Com o passar do tempo, o telejornal foi evoluindo e se tornou um grande apoio em momentos importantes da Universidade. Informações sobre a greve dos servidores técnico-administrativos, a posse da nova gestão e a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) tiveram seu acesso mais facilitado. Outra grande repercussão foi o viral “Olá Marilene!”, que apareceu durante uma reportagem produzida pelo telejornal para o dia dos namorados e divertiu todos os estudantes.

Um dos acontecimentos mais importantes para a história do TJ UFSC foi a premiação de Thales Trench de Camargo no 8º concurso CNN de Jornalismo Universitário. O estudante de jornalismo ficou em primeiro lugar no concurso com uma reportagem, produzida para o telejornal, sobre as repercussões da página “Diário de Classe”, da aluna Isadora Faber. Thales e o professor orientador, Antonio Brasil, recentemente viajaram aos Estados Unidos para conhecer os estúdios da CNN em Atlanta. A viagem faz parte do prêmio, junto com o iPad que cada um recebeu.

A produção do TJ UFSC é feita por estudantes de jornalismo, com orientação dos dois professores que ajudaram a criar o projeto. Atualmente, a equipe conta com seis estagiários de jornalismo e 12 voluntários, além de um aluno do curso de Letras-Libras da UFSC, Wharlley dos Santos, que é o responsável pela tradução do jornal para a Língua Brasileira de Sinais, o TJ UFSC LIBRAS, primeiro telejornal universitário do Brasil em língua de sinais. O programa possui parceria com universidades do Rio Grande do Sul, do Paraná, e do Rio de Janeiro. São cinco instituições que enviam e recebem reportagens dos seus próprios programas, estabelecendo uma rede de notícias produzidas por estudantes. O TJ UFSC é transmitido ao vivo pela internet de segunda a sexta-feira, às 17h30. No mesmo dia, a edição fica disponibilizada no Youtube, através do canal TJ UFSC ou TJ UFSC LIBRAS, na sua versão em libras.

Os motivos para comemorar são muitos: um ano de programa, um mês do TJ UFSC LIBRAS, 191 vídeos publicados, 150 mil visualizações no Youtube, o prêmio da CNN e a parceria com outras universidades. Nesta sexta-feira o telejornal vai ao ar com dois apresentadores e traz esses e outros resultados de um ano de muito trabalho.  Confira ao vivo a partir das 17h30min ou, mais tarde, pelo Youtube.

Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

fe.struecker@gmail.com

 

 

Tags: primeira edição do Telejornal Universitário da UFSCTJ UFSCUFSC