Defensoria Pública do Estado propõe parceria com estudantes de direito da UFSC

Reunião no CCJ entre Defensoria Pública de SC e UFSC para proposta de convênio entre as instituções. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
Nesta quarta-feira, 3 de abril, o defensor público geral do Estado, Ivan Ranzolin, e o sub-defensor geral, Sadi Lima, reuniram-se com o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Luis Carlos Cancellier de Olivo, e outros professores do curso de direito para dar início a uma proposta de convênio entre a Defensoria Pública de Santa Catarina e os estudantes do Escritório Modelo de Advocacia Jurídica (EMAJ) da Universidade.
A reunião foi um primeiro encontro e os presentes enfatizaram a importância de que o convênio traga resultados tanto na área social, no trabalho junto à comunidade, quanto no próprio aprendizado dos alunos, para garantir o papel do EMAJ como atividade de ensino e extensão.
A Defensoria Pública foi criada há menos de um ano para prestar orientação jurídica e promover a defesa judicial gratuita aos cidadãos sem recursos para a contratação de advogado particular. Ivan Ranzolin disse que o trabalho conjunto com a UFSC será indispensável no funcionamento do novo órgão público. Apesar da parceria entre universidades e defensorias já existir em muitos estados, os representantes concordaram que devem trabalhar e discutir um novo modelo, no qual ambas as partes sejam amplamente beneficiadas.
Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fe.struecker@gmail.com