Aula inaugural do Neti da UFSC faz resgate histórico da importância do idoso

01/04/2013 17:56

Aula inaugural do Neti no Auditório da Reitoria. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

A aula inaugural do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC ocorreu nesta segunda-feira, 1º de abril, no Auditório da Reitoria, com o objetivo de apresentar o Núcleo para os alunos deste semestre. Estiveram presentes no evento a pró-reitora adjunta de Extensão Maristela Bortolini e a coordenadora do Neti Jordelina Schier. A cientista social e professora de Antropologia do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica Elaine Lima de Silva proferiu a palestra “Percursos do Envelhecimento”, na qual fez um resgate histórico da importância do idoso através da história do homem.

Ex-alunos  e Monitores da Ação Gerontológica também falaram para os novos estudantes sobre as experiências vividas no Neti, mostrando vídeos sobre as atividades e incentivando a participação ativa dos recém chegados. A aula também contou com a presença do Grupo de Canto Vozes da Ilha – mais uma das atividades realizadas pelo Neti – que fizeram sua apresentação musical no início e no término do evento.

Sobre o Neti

O Neti foi criado em agosto de 1983 pelas professoras Lúcia Hisako Takase Gonçalves e Neusa Mendes Guedes e tem como objetivo integrar o idoso no meio acadêmico e na sociedade. Com atividades voltadas para o desenvolvimento e o estímulo da terceira idade, o Neti abre cerca de 700 vagas por semestre para alunos com mais de 50 anos. Além de atividades para os idosos, também dispõe de atividades e grupos para os familiares de idosos doentes e alunos da área de Gerontologia.

Leonardo Lorenzoni/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC
leo.s.lorenzoni@gmail.com

Tags: aula inauguralNETIUFSC