Aluno e professor do Jornalismo da UFSC estão a caminho da CNN

Equipe vencedora do 8º Concurso da CNN: professor Antonio Brasil e os estudantes Thales Camargo, Renata Bassani e Simone Feldmann. Brasil e Thales embarcam para Atlanta (EUA) esta semana participar de um estágio na emissora. Foto: divulgação.
Esta semana, o aluno do curso de graduação em Jornalismo Thales Camargo e o professor do curso de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da UFSC, Antonio Brasil, embarcam para Atlanta, Estados Unidos. Eles vão visitar e fazer um estágio na sede mundial da CNN Internacional (Cable News Network), como parte da premiação pela melhor reportagem do 8º Concurso CNN de Jornalismo Universitário em 2012 (veja a notícia).
O concurso da CNN tem como principal objetivo incentivar jovens talentos e premiá-los pelo desempenho na elaboração de matérias jornalísticas para TV. Além do reconhecimento nacional e internacional, os vencedores têm a oportunidade de conhecer a sede da CNN em Atlanta, nos Estados Unidos, além de participar das reuniões de pauta com repórteres, editores e âncoras da emissora.
“Esta é a mais importante premiação do telejornalismo universitário brasileiro”, afirma o professor Brasil. “É uma espécie de Oscar ou Prêmio Esso para os estudantes que produzem reportagens nos laboratórios dos cursos de Jornalismo do país”, completa.
No 8º Concurso de Jornalismo Universitário da CNN, a comissão de triagem selecionou dentre centenas de vídeos 11 trabalhos universitários, e depois os três finalistas. O aluno Thales produziu uma reportagem com o tema do concurso deste ano, ”Pessoas que fazem a diferença no Brasil”. A reportagem mostra as repercussões do caso da estudante Isadora Faber, de Florianópolis, criadora da página “Diário de Classe” no Facebook e pode ser vista neste link do YouTube. A reportagem foi produzida com o apoio da equipe do TJ UFSC, que inclui as alunas Simone Feldmann e Renata Bassani, além da colaboração da professora do POSJOR Cárlida Emerim.
“Este prêmio é muito importante para qualquer pessoa que tenha interesse em telejornalismo, tenho certeza que pode abrir muitas portas no futuro”, diz Thales. “Fiquei muito feliz em ser o representante de Santa Catarina na final do concurso. Para mim isso prova que as universidades públicas, mesmo às vezes com algumas limitações, conseguem produzir materiais de qualidade”, afirma.
“O reconhecimento internacional da CNN com o Primeiro Prêmio do Concurso de Jornalismo Universitário para a UFSC comprova que ensinar, produzir e pesquisar telejornalismo com telejornais diários e ao vivo é a melhor maneira de se alcançar objetivos pedagógicos, acadêmicos e profissionais consistentes e relevantes”, completa o professor Brasil. “Este estágio em Atlanta também pode significar o início de uma parceria profissional e acadêmica entre o nosso curso de graduação e pós-graduação em Jornalismo e a CNN”, conclui.
Mais informações:
antonibrasil@gmail.com