UFSC renova acordos com instituição italiana de referência

12/03/2013 11:21

Cooperação internacional traz muitos benefícios, pois vai permitir que mestrandos e doutorandos tenham atuação direta em projetos de pesquisa no Brasil e parte dos estudos poderá ser realizada na Itália. Foto: Epagri

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu uma delegação da Fondazione Edmund Mach (FEM), da Itália, para a assinatura de convênios de cooperação. Um deles envolve, além das duas instituições, a Epagri. Considerada um dos principais centros de pesquisa do mundo na área de vitivinicultura, a FEM já é parceira da UFSC há alguns anos. Em conjunto, os pesquisadores desenvolvem experimentos com 36 variedades de uvas viníferas, em quatro municípios do Planalto catarinense. “Um dos principais objetivos destas pesquisas é identificar variedades bem adaptadas ao estado, reduzindo custos de produção e risco ambiental com a diminuição do uso de agrotóxicos”, explica o professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, secretário de Relações Internacionais da UFSC. “Com isto pretende-se alcançar alta qualidade para a produção de vinhos”, ressalta.

Os acordos propiciam atividades de pesquisa em Santa Catarina e preveem o intercâmbio de pesquisadores da UFSC – incluindo estudantes de pós-graduação – para a cidade de Trento, na Itália, onde fica a sede da FEM. O convênio assinado com a Universidade pretende aumentar não apenas as relações científicas, mas também as acadêmicas e culturais entre as instituições, em todas as áreas consideradas de interesse mútuo.

A assinatura do convênio entre a instituição italiana e a UFSC ocorreu na última quinta-feira, 7 de março, e contou com a presença de Marco Stefanini e Carlo Pozzi, representando a FEM, do chefe de gabinete da Reitoria, Carlos Vieira, do secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, do pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assurey, e do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Juarez Vieira do Nascimento. Também participaram da cerimônia os professores Rubens Nodari e Miguel Guerra, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, e os professores Aparecido Lima, Afonso Voltolini e Afonso Orth, do Departamento de Fitotecnia, além do diretor do  campus de Curitibanos, professor Julian Borba, acompanhado pelo professor Leocir José Welter, pesquisador do Núcleo da Uva e do Vinho, e do diretor de Pesquisa da Epagri, Luiz Antonio Palladini.

Informações: Sinter: (48) 3721- 8743 e 3721-8220

Leia também: Termo de Cooperação Técnica – Epagri – 8 de março

Tags: Carlo PozziFEMFondazione Edmund MachItáliaMarco StefaniniUFSCUFSC Curitibanosvitivinicultura