Feira da EdUFSC oferece crônicas para entender a Universidade
Não é leitura obrigatória como uma obra listada para um vestibular. Trata-se, contudo, de um livro essencial para quem quer entender como funciona uma universidade por dentro. Anota aí!, dos professores Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antônio Bazzo, chega numa boa hora: justamente quando a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está iniciando o primeiro semestre de 2013 e recepcionando 3.449 calouros. A EdUFSC providenciou a terceira edição, atualizada e com novo projeto gráfico, para a sua feira no Centro de Convivência, onde oferece 600 títulos e seis mil livros, com descontos de 30 a 70%, até o dia 2 de abril. Anota aí! apresenta “pequenas crônicas sobre grandes questões da vida acadêmica”, como sublinha o subtítulo da publicação.
Escrito com humor e em bom português, destina-se principalmente aos alunos, mas, segundo os autores, “deve fazer muito bem a profissionais já há muito formados, pois remete a bons e instigantes momentos da formação acadêmica”. Uma leitura mais atenta abre o leque de interesse. São textos úteis também para professores, servidores técnico-administrativos, dirigentes, pais e leitores em geral.
Os autores integram há anos o catálogo da EdUFSC. Ambos são professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Vale Pereira é coautor de cinco livros e publicou cerca de cem artigos. Bazzo, além de uma centena de artigos, escreveu sete livros.
Anota aí! não oferece apenas dicas nem se limita a apontar caminhos. Informa, esclarece e provoca a reflexão. “Um curso superior significa muito mais do que obter um diploma”, advertem os autores nos recados iniciais”. Eles são otimistas. Esperam que, após a leitura, “você saia pelo campus olhando a universidade com outros olhos, que se sinta ator principal do seu processo educativo, e não um mero coadjuvante”, muito menos “um espectador passivo, dócil e indiferente”. O livro manifesta a intenção de “produzir” cidadãos. Os autores querem que o leitor passe a enxergar a universidade de forma mais inteira e mais aberta. Estimulam, em suma, uma postura crítica: “que cobre da instituição e dos professores melhorias na sua formação presente para o futuro, não para o passado”. Como em outras obras, os autores defendem a humanização do ensino, inclusive nas engenharias. “Acreditamos que discutir e refletir sobre as coisas que nos cercam é um bom começo”.
Anota aí!, nas palavras dos autores, pretende facilitar o embarque na carreira universitária. Imaginam que a obra possa “abreviar o tempo de adaptação, acelerar o processo de decantação da poeira, mostrar as possibilidades e os encantos do aprender, do estudar, do viver”.
Apesar de notório descrente, o dinamarquês Niels Bohr, Nobel de Física de 1922, exibia uma ferradura na porta da sala. Aos intrigados com o amuleto, respondia: “Dizem que, mesmo que não acreditemos, funciona”. Anota aí! não é guia, manual de sobrevivência nem obra de Paulo Coelho. Mas é um livro que pode facilitar a vida de quem está dentro ou fora da universidade.
Mais informações e contatos:
Sérgio Medeiros e Fernando Wolff
(48) – 3721-9605 , 3721-9408 , 3721-9686, 3721-8507 e 9962-2629 (Sérgio)
e-mails: fernando@editora.ufsc.br e sergio@editora.ufsc.br
Moacir Loth/Jornalista na Agecom/UFSC