UFSC recebe estudantes do Timor-Leste

25/02/2013 13:26

Estudantes do Timor-Leste estão no Brasil para estudar a língua portuguesa e pós-graduação na UFSC. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Pela primeira vez a UFSC recebe bolsistas do Timor-Leste, país que em 2000 decretou o português e o tétum como suas línguas oficiais. Onze timorenses desembarcaram em Florianópolis, no dia 13 de fevereiro deste ano, para estudar língua portuguesa e fazer pós-graduação.

Após receberem aulas de português, cultura brasileira e informática no seu país, pelo Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP), os estudantes chegam à Universidade buscando se especializar em suas diferentes áreas de graduação. Apesar de conhecerem o básico do idioma, ainda precisam de apoio que a UFSC procura oferecer com essas aulas. Os timorenses contam que mesmo com o que aprenderam no Timor-Leste, é muito difícil se adaptar ao idioma no Brasil e ajudará muito o convívio com os brasileiros.

O PQLP, anualmente, envia 50 docentes com o objetivo de formar professores do país asiático em Língua Portuguesa. O projeto é coordenado em parceria com a UFSC e, no dia 26 de fevereiro, os docentes irão ao Timor-Leste pela sétima vez representar a Universidade.

O PQLP é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério das Relações Exteriores e o Governo do Timor Leste. Os coordenadores do projeto são os docentes da UFSC: Suzani Cassiani, do Departamento de Metodologia de Ensino; Irlan von Linsingen, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos, responsável pelo Ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira no Centro de Comunicação e Expressão.

Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fe.struecker@gmail.com

Universidade Já

Tags: Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua PortuguesaTimor-LesteUFSC