Projeto Oficinas Cartoneras ganha bolsa da Biblioteca Nacional

16/01/2013 16:44

Evandro Rodrigues, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é o autor do Projeto Oficinas Cartoneras, um dos 20 trabalhos vencedores da Bolsa de Circulação Literária da Fundação Biblioteca Nacional (FBN)/Funarte 2012. O resultado foi divulgado no dia 26 de dezembro no site da FBN (www.bn.br).

O programa Bolsa de Circulação Literária é voltado à criação de projetos que promovam a difusão literária por meio de oficinas, cursos, contadores de história e palestras. Evandro Rodrigues e os outros classificados vão receber uma bolsa no valor de R$ 40 mil cada. Os trabalhos vencedores serão desenvolvidos nos próximos seis meses em municípios com baixos índices de leitura.

Oficinas Cartoneras começou há quatro anos e foi desenvolvido durante o Bacharelado Letras-Português e o Mestrado em Literatura de Evandro Rodrigues pela UFSC, ambos sob a orientação do professor do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e diretor executivo da Editora UFSC, Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros. A proposta é ensinar a técnica de cartonagem aos professores de escolas públicas. A cartonagem é um fenômeno que surgiu na Argentina, no qual escritores e artistas publicam livros feitos artesanalmente. O material utilizado é o papelão (cartón em espanhol) e as capas são pintadas à mão, de modo que cada edição seja única. O projeto será realizado a partir do início do ano letivo em escolas públicas municipais dos estados de Santa Catarina, Bahia e Paraíba.

Contato: evandrokarton@gmail.com

Mais informações sobre cartonagem no site da editora Katarina Kartonera: http://katarinakartonera.wikidot.com/inicial

Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fe_struecker@hotmail.com