Sepex contará com atividades para promover a cultura da sustentabilidade

14/11/2012 16:33

Geodex será uma das ações promovidas na Sepex pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio +20

A 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex), que acontece de 21 a 24 de novembro, contará com atividades realizadas pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio +20. O objetivo das ações é aproximar a geração de estudantes ingressantes na UFSC em 2012 à cultura da sustentabilidade, estimulando-os a assumir um compromisso ético intergeracional em sua formação universitária.

A primeira ação específica é a Recepção dos Calouros 2012, em que o Comitê pretende sensibilizá-los de duas formas para questões da sustentabilidade: por meio de envolvimento prévio virtual, em uma rede onde grupos atuarão de forma colaborativa em torno das temáticas da Rio +20, para participação com músicas e poemas no Festival Cultural Arte para a Sustentabilidade; e pelo evento de recepção, que será realizado dia 21 de novembro, quarta-feira, às 17h, no Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos. São esperados 2500 calouros para a solenidade, na qual será apresentado o projeto do Comitê como exemplo de engajamento da juventude no compromisso entre gerações para a sustentabilidade.

A segunda atividade é a Oração Ecumênica pelo Planeta. Trata-se de uma ação local-planetária entre jovens do mundo todo que queiram fazer uma reflexão, oração ou manifestação artística, afirmando um compromisso pela participação na construção de um mundo melhor e mais sustentável. A celebração será realizada no Templo Ecumênico da UFSC, às 18h do dia 22 de novembro, quinta-feira, e será conduzida pelo frei Luiz Antonio Frigo e pelo professor Daniel José da Silva.

A terceira ação específica é a Geodex, espaço bioconstruído de bambu que abrigará atividades alternativas durante a Sepex – práticas, capacitação, troca de saberes, arte, cultura e cooperação para sustentabilidade – e ficará ao lado do lago do Restaurante Universitário. Será conduzida por diferentes grupos envolvidos com a temática ambiental na UFSC (além do Comitê, GTHidro, NEAmb, Instituto Çarakura, GEABio, Escola Velatropa, Grupo Tecendo, entre outros). Durante a Sepex, a programação da Geodex incluirá yoga, meditação, capoeira, oficinas de manutenção de bicicletas, minicursos, diálogos, participação comunitária, exposições, apresentações culturais, feiras de trocas e de sementes, entre outras atividades. A construção da estrutura geodésica aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro e teve a participação de aproximadamente 40 pessoas.

O planejamento de todas as atividades foi inspirado nos resultados obtidos do processo de facilitação do Comitê, que estão descritos no documento “Demandas Civilizatórias do Processo de Facilitação da Sociedade Civil do Comitê Catarinense para a Rio +20”, disponível no site www.riomais20sc.ufsc.br. O Comitê surgiu em janeiro deste ano sob a coordenação do professor Daniel, com o compromisso de trabalhar para garantir o desenvolvimento sustentável em solidariedade com futuras gerações.

Mais informações:

Professor Daniel José da Silva: daniel@ens.ufsc.br.

www.geodex.ufsc.br

www.sepex.ufsc.b

 

Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom / UFSC
isadoracastanhel@gmail.com

Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
henrique.almeida@ufsc.br 

Tags: 11ª SepexRio+20UFSC