Jacques Derrida projeta EdUFSC no cenário editorial do País

07/11/2012 10:47

Publicado originalmente pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), o livro póstumo do filósofo francês Jacques Derrida Pensar em não ver – escritos sobre as artes do visível,  foi selecionado pela Folha de S. Paulo como um dos oito melhores produtos de cultura do País.

Na Ilustríssima, na seção “O melhor da cultura em 8 indicações”, a Folha resume assim a obra que projeta a UFSC no cenário literário brasileiro e internacional: “vinte textos e entrevistas do filósofo francês (1930-2004) sobre desenho, pintura, fotografia, vídeo e cinema compõem o volume Pensar em não ver. A antologia, publicada no Brasil em primeira mão, é organizada por Ginette Michaud, Joana Masó e Javier Bassas”.

O Estado de São Paulo também destaca na edição do dia 3 de novembro o livro da EdUFSC na seção Estante: “obra, publicada antes no Brasil do que na França, traz ensaios sobre arte escritos pelo pensador no período 1979 – 2004 e publicados em periódicos”.

O diretor da EdUFSC, Sérgio Medeiros, comemora o reconhecimento, compartilhando os louros com a equipe e o Conselho  Editorial que tem referendado títulos universais, regionais e locais, sem deixar de valorizar a produção científica, tecnológica e cultural da Universidade. Além da publicação de autores estrangeiros, nacionais e catarinenses, a EdUFSC lançou a Coleção Repertório, contemplando obras essenciais para leitores e bibliotecas, e renovou a Coleção Didática, que sempre foi um dos carros-chefes da editora universitária.

Não é a primeira vez que a EdUFSC conquista destaque na grande mídia. Isso vem ocorrendo ao longo dos seus 32 anos de existência.Recentemente a Folha de S.Paulo também realçou, entre outros títulos, Homo Academicus, de Pierre Bordieu; Divagações, de Stéphene Mallarmé; e Códices – os antigos livros do novo mundo, de Miguel León-Portilla.

A equipe da EdUFSC está no momento planejando sua estratégia para 2013. Antes disso, exibirá suas publicações na feira que acontece no Campus da UFSC, de 21 a 24 de novembro, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Sepex), considerada um dos principais eventos de popularização da cultura e da ciência do País.

Informações e contatos: Sérgio Medeiros e Fernando Wolff : (48) – 3721-9605, 3721-9408 , 3721-9686  e  3721-8507 ou  fernando@editora.ufsc.br e sergio@editora.ufsc.br

Moacir Loth/ jornalista da Agecom/ UFSC
moaloth@gmail.com