Equipe da UFSC disputa etapa Regional Sul do campeonato de Baja SAE

22/11/2012 16:45

Os universitários são responsáveis por projetar os protótipos que
participam da competição

A décima edição do Baja SAE Brasil Regional Sul acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, na cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul. Em torno de 20 equipes apresentarão os seus protótipos de carros off-road, projetados por estudantes de engenharia. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições que competirá com dois carros, nomeados carinhosamente pela equipe de Jaguar e Puma.

O Baja Regional Sul ocorre desde 2003, sempre no fim do ano, e funciona como uma preparação para o campeonato nacional que acontece no início do ano seguinte. Durante a competição as equipes interagem, mas se mantém o clima de competitividade. O capitão da equipe UFSC BAJA, Thiago Rios, fala “No baja sul, o clima é bastante ‘caseiro’, as equipes são próximas. É uma excelente oportunidade para trocar experiências, procuramos nos relacionar bem com todo mundo, mas, claro, sem perder de vista o nosso foco, que é vencer a competição”.

A competição é constituída por seis provas com diferentes valores de pontuação. Em um primeiro momento o carro é apresentado aos jurados. Em seguida, acontece o teste de conforto, onde as questões ergonômicas do veículo são avaliadas. Depois os carros vão para a pista cumprir as provas dinâmicas, como tração, aceleração e velocidade máxima.

O enduro é a última e mais importante prova. Dividido em duas baterias de uma hora cada, os bajas devem dar o maior número de voltas. Mas para isso tem que superar saltos e muito barro. Os acidentes são inevitáveis, quebras e abandonos são recorrentes. Vence o protótipo que melhor conciliar velocidade e resistência.

Para a etapa Regional Sul, a equipe da UFSC preparou dois carros, como explica o capitão, Artur Henrique de Lima “Neste ano, a equipe UFSC preparou protótipos que consistem na evolução daqueles que levamos para a última competição. Nós nos concentramos em corrigir os erros dos anos anteriores, finalizar os projetos em aberto e procurar pontos em que é possível melhorar ainda mais”.

Todas as equipes são financiadas pelas próprias instituições de ensino e por patrocinadores. O orçamento restrito é um dos grandes desafios enfrentado. Nos últimos anos a equipe da UFSC conseguiu resultados expressivos que colocaram o estado de Santa Catarina entre os favoritos. Foram seis títulos em nove edições do Baja Sul e um terceiro lugar no nacional em 2009, que levou a equipe ao Campeonato Mundial Baja nos Estados Unidos, onde conquistou o oitavo lugar entre 120 equipes.

Serviço:

O quê?: Competição Baja SAE Brasil 2012 – Etapa Sul (http://www.saebrasil.org.br/)

Quando: de 23 a 25 de novembro, na cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul

Equipe UFSC Baja SAE (http://www.baja.ufsc.br/)

Fonte: Comunica!
Empresa Júnior de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina
Sophia Rischbieter – Diretora Presidente –

Tags: Baja SAE BrasilCTCSulUFSC