Abertura da 11ª Sepex marca a reinauguração do Centro de Convivência

21/11/2012 14:16

Na manhã desta quarta-feira, a reitora Roselane Neckel abriu oficialmente a 11ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC, que acontece de 21 a 24 de novembro e representa o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina. A cerimônia teve como destaque a reinauguração do Centro de Convivência. “Este prédio é um marco simbólico de todo movimento da universidade em defesa do ensino, pesquisa, extensão e também da luta pelo interesse público”, declarou Roselane.

A reitora também ressaltou que a opção de fazer a Sepex no Centro de Convivência representou uma economia de 250 mil reais. A revitalização de 2.300 m² teve custo de 90 mil reais e o aluguel das lonas custou 150 mil reais. “Nós vamos ter a metade do valor aplicado na Sepex e ao final do evento teremos este espaço já recuperado”, afirmou Roselane.

A obra durou cinco meses e envolveu reparos nas instalações elétricas e na estrutura em geral. As paredes internas foram pintadas, as pichações removidas e os vidros quebrados foram substituídos. Ao todo, foram retiradas seis caçambas de lixo, material de descarte e entulho. Em 2012, o Centro de Convivência completou 33 anos.

A vice-reitora, Lúcia Helena Pachedo, explicou que a Sepex é o momento de compartilhar com a comunidade externa sobre os trabalhos desenvolvidos na UFSC. “É também o momento de reconhecer nossas competências, nossa capacidade de trabalho e tudo o que a comunidade da UFSC gera para a comunidade”, completou Lúcia. Para o pró-reitor de Extensão, Edison da Rosa, a Sepex é, depois do vestibular e das formaturas, o terceiro grande momento de interação da UFSC com a comunidade. Tanto as reitoras quanto o pró-reitor agradeceram a todos os que se envolveram na preparação da Sepex, em especial ao coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos (Nea) Joi Clétison Alves e ao engenheiro do Departamento de Obras e Manutenção Predial (Domp) Alexandre Cardoso Vieira.

Também participaram da cerimônia de abertura a secretária adjunta de Educação, Elza Maria Moretto, que estava representando o Governador do Estado, além de pró-reitores, técnico-administrativos, docentes e alunos da UFSC.

A 11ª Sepex – O tema desta 11ª Sepex é Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. A Sepex é formada por 165 estandes interativos das áreas de comunicação, cultura, meio ambiente, institucional, saúde, trabalho, direitos humanos, economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, tecnologia e educação. Também são oferecidos mais de 200 minicursos dos mais diversos assuntos, além de uma intensa programação cultural. O horário de visitação é das 9h às 19h, de quarta a sexta-feira, e no sábado, das 9h às 13h.

Veja a reportagem da TV UFSC:

Mais informações:
www.sepex.ufsc.br