Morre Eric Hobsbawm: historiador presente na criação da Pós em Ciências Humanas

01/10/2012 17:17

Documento com assinatura de Hobsbawm (a primeira da ata) está no CFH

Nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, faleceu no Royal Free Hospital, em Londres, o historiador inglês Eric Hobsbawm aos 95 anos. Hobsbawm esteve na UFSC, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em 1992, na criação do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Ele foi a primeira pessoa a assinar a ata de fundação do Programa.

Segundo o primeiro coordenador do Programa e professor do Departamento de Filosofia da UFSC, Selvino José Assman, a presença de Hobsbawm foi uma ocasião singular. Selvino revela que a visita foi uma coincidência e, ao mesmo tempo, uma honra por contar com o apoio de uma pessoa além do campo da História. A ata com sua assinatura está atualmente na Secretaria do Programa de Doutorado, no CFH.

Hobsbawm é autor da obra “Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991”, que é um relato delimitado pelas datas de início da Primeira Guerra Mundial e o fim da União Soviética. O livro faz parte de uma série que é composta por mais três volumes: “A era das revoluções”; “A era do capital” e “A era dos impérios”. Há mais de 20 livros do escritor traduzidos e publicados no Brasil.

O historiador nasceu no Egito, em 1917, cresceu em Viena, na Áustria e posteriormente em Berlim, de onde se mudou em 1933 (ano em que Hitler venceu a eleição no país com 43% dos votos) para morarem Londres. Segundo informações da BBC Brasil, Hobsbawm estava no Royal Free Hospital se tratando de uma pneumonia. Ele deixa mulher, três filhos, sete netos e um bisneto.

Conheça o Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas: http://ppgich.ufsc.br/

Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo na Agecom/UFSC
muricibalbinot@gmail.com

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

henrique.almeida@ufsc.br

Tags: CFHEric HobsbawmPós em Ciências HumanasUFSC