Grupo Fotovoltaica UFSC leva barco solar à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Os projetos na área de energia solar fotovoltaica serão o destaque do estande da Universidade Federal de Santa Catarina durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 15 e 21 de outubro, em Brasília. Entre os projetos apresentados está o primeiro barco solar usado para transportes de pessoas e cargas, construído em parceria com a Universidade Federal do Pará e a Universidade de São Paulo. O projeto “Eco Barco” foi uma iniciativa da UFSC, apoiada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT/EREEA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que reúne grupos de pesquisas de universidades de todo o Brasil.
O barco solar foi apresentado durante a Conferência Rio +20 e se trata de uma alternativa sustentável, se comparado aos barcos movidos a óleo diesel, para a comunidade ribeirinha de Santa Rosa, em Barcarena, no Pará. O barco solar tem capacidade para transportar 22 pessoas e servirá de transporte escolar para os cerca de 200 estudantes da comunidade, além de transportar a produção local. O Eco Barco é movido pela energia solar captada pelos 18 módulos fotovoltaicos que, conectados a inversores, convertem a energia solar em energia elétrica. No casco do barco feito de fibra de vidro – material mais leve e resistente que os barcos tradicionais – existem 48 baterias que armazenam a energia excedente. Em dias nublados o barco tem autonomia durante dois dias e em dias de céu aberto o barco consegue andar enquanto dure o sol.
Função Social
A parceira entre as universidades que fazem parte do INCT/EREEA busca solucionar problemas das comunidades da região amazônica, com o desenvolvimento social e economico. Um exemplo é de um pescador que sai da comunidade e por não ter um sistema de refrigeração para armazenar o pescado e vende-lo numa região que pague um valor melhor, geralmente distante da comunidade, acabando comercializando à pequenos barcos pesqueiros. A ideia é oferecer condições para que, como no exemplo, o pescador possa vender seu produto por um preço melhor. Pensando nisso, os pesquisadores estão construindo uma Oficina Comunitária onde a população poderá se capacitar, oferecendo máquinas de costura e equipamentos de manutenção naval, e um espaço para armazenar a produção local, como o pescado, com máquinas de fabricar gelo movidas por energia elétrica proveniente de módulos solares fotovoltaicos. “Com a oficina comunitária se pode agregar valor aos produtos da comunidade e criar novas alternativas de renda para os moradores”, afirma o pesquisador do Grupo Fotovoltaica UFSC, Lucas do Nascimento. A oficina comunitária, que possui um grande painel solar e banco de baterias, é também o posto de recarga do barco.
“Aplicações da Energia Solar” na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012
O Grupo Fotovoltaica UFSC será representando pelo Professor Coordenador do grupo Ricardo Ruther, o pesquisador e mestrando Lucas do Nascimento e o aluno do curso de Engenharia Elétrica Eduardo Martins Deschamps. Entre os outros projetos que serão apresentados no estande da UFSC estão um sistema de bombeamento e desinfecção UV de água, a máquina de fabricação de gelo, desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo e o Kit “net metering”, que demostra a injeção de energia fotovoltaica à rede pública. O “net metering” é um sistema que pretende facilitar os procedimentos para instalação dos “telhados solares” no meio urbano, como determinado pela alteração na legislação brasileira aprovada pela Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Banners de outros projetos na área de tecnologia solar fotovoltaica, como o projeto Aeroportos Solares, o projeto Estádios Solares e os sistemas fotovoltaicos interligados à rede instalados no campus da UFSC estarão em exposição no estande.
Mais informações: Grupo Fotovoltaica UFSC – www.fotovoltaica.ufsc.br
Poliana Dallabrida / Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
poliana.dallabrida@gmail.com