Depoimentos de acadêmicos ilustram o Seminário de Acessibilidade da UFSC
Nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, o II Seminário de Acessibilidade na Universidade contou com palestras de representantes da Associação Catarinense de Esportes Adaptados (ACESA) e depoimentos de acadêmicos da UFSC com necessidades especiais. Na parte da manhã, os alunos com deficiência relataram sua trajetória para ingressar na universidade e a rotina dentro da UFSC. A tarde o vice-presidente da ACESA, Daniel Vicente, falou sobre o papel da Associação e a integração de pessoas com limitações por meio do esporte.
Superar as dificuldades para chegar à universidade, ser compreendido e assimilar o conteúdo dado em sala de aula são desafios diários de deficientes físicos, auditivos, visuais e intelectuais. Para a estudante de Letras Espanhol, Fernanda Nunes, as dificuldades são encontradas também fora da sala de aula. Falta de pisos táteis, rampas e prédios com elevadores estão entre os empecilhos apontados pela acadêmica.
Com o Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI) da UFSC, os alunos com necessidades especiais podem solicitar a digitalização de materiais didáticos, impressão em braile, cópias ampliadas e orientação para uso de computadores e outros recursos tecnológicos, ajudando a permanência do aluno na universidade e integração dele na comunidade acadêmica. “Todos temos limitações, deficiente ou não. É preciso superar as limitações da sociedade”, ressalta José Carlos, pós-graduado pela UFSC e deficiente auditivo.
Outra maneira de superar as limitações é por meio do esporte. A ACESA tem atletas paralímpicos na quadro brasileiro e oferece as modalidades goalball – futebol para deficientes visuais -, volei, handebol, surf, atletismo, bocha, xadrez, tênis de mesa, natação e vela. Para o vice-presidente da ACESA, Daniel Vicente, o esporte é uma maneira de integrar o deficiente físico, mental e sensorial (auditivo e visual) e conscientizá-lo sobre suas capacidades e talentos.
A UFSC contribui com a integração social de pessoas com necessidades especiais desde 1996, com o início das atividades do projeto de extensão “Sábado no Campus – Esporte Adaptado”, do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos. Toda a semana, os praticantes de goalball, handebol e tênis de mesa são auxiliados por bolsistas do projeto e participam de campeonatos no estado e no Brasil.
Mais informações: http://portalbu.ufsc.br/aai-acessibilidade/ – aai.bu@contato.ufsc.br – (48) 3721-8334
Poliana Dallabrida/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC