Seminário discute emigração com presença de diretor italiano

20/08/2012 07:51

Inicia nesta segunda e prossegue até quinta-feira o workshop “A emigração italiana em forma de filme?”. Pela manhã o encontro será realizado no Departamento Artístico Cultural e à tarde na sala 213 do Centro de Comunicação e Expressão. O objetivo é reunir pessoas que se interessem pelo fenômeno da emigração. Em especial, jovens que estudam Antropologia, Sociologia, Ciências Políticas e Econômicas, História e Literatura, assim como os estudantes de Cinema, que estão diretamente envolvidos na realização do evento. Os participantes receberão certificados e as inscrições serão feitas na hora. O encontro é gratuito.

Franco Brogi Taviani, diretor de teatro italiano que estreou nos anos 60, ministrará a aula inaugural do seminário, nesta segunda-feira, a partir de 9h30min. Além de filmes para televisão e cinema apresentados em vários festivais nacionais e internacionais, Franco escreveu roteiros para a RAI (empresa de televisão e rádio estatal italiana) e para a TV alemã. O diretor também trabalhou com publicidade na Grã-Bretanha, Grécia, Alemanha e Brasil. Entre vários prêmios, conquistou um Leão de Prata no Festival de Cannes.

No workshop serão exibidos dois documentários de Franco Taviani. As obras cinematográficas serão discutidas e haverá estudos sobre italianos e descendentes por meio de entrevistas gravadas durante os três dias de seminário. Este material fará parte do novo projeto de Taviani, um docu-fiction (neologismo que se refere à combinação cinematográfica de documentário e ficção) sobre a emigração italiana no Brasil.

O workshop terá quatro dias e um total de 20 horas. É gratuito e realizado pelo Curso de Cinema e pelo Curso de Pós-Graduação em Literatura da UFSC. Tem apoio da UFSC, Centro de Comunicação e Expressão, DAC, Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC), Papelaria Livros & Livros, Restaurante Appetite e Restaurante Pães da Família.

Mais informações: Daniela Ioppi / danioppi@hotmail.com

Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom
isadoracastanhel@gmail.com

Confira a programação:

1° dia – 20/08 – Universidade Federal de Santa Catarina (5 horas)
9h30min às 10h – aula inaugural com Franco Brogi Taviani
10h às 11h20min – exibição do docu-fictionItaliani all’Opera” (“Ópera Italiana”)
11h20min às 12h – discussão sobre o filme exibido
12h às 13h30min – intervalo
13h30min às 16h – início do workshop “A emigração italiana em forma de filme?”. Discussão e entrevista gravada
17h – fechamento.

2º dia – 21/08 – Universidade Federal de Santa Catarina (5 horas)
9h30min às 09h45min – introdução ao docu-fictionForse Dio é malato” (“Talvez Deus esteja doente”)
9h45min às 11h15min – exibição do docu-fictionForse Dio é malato
11h15min às 12h – discussão sobre o filme exibido
12h às 13h30min – intervalo
13h30min às 16h – sequência do workshop “Um filme italiano sobre emigração?”. Discussão e entrevista gravada
17h – fechamento.

3º dia – 22/08 – Pela cidade de Florianópolis (bairro a ser definido) ou outra cidade próxima a ser definida (6 horas)
9h30min às 12h – sequência do workshop dentro da cidade. Entrevistas “roubadas” sobre a emigração italiana (lembranças, testemunhos)
12h às 13h30min – intervalo
13h30min às 17h (ou outro horário a ser definido de acordo com o lugar escolhido) – continuação do workshop em um lugar onde a música está em busca de entrelaçamento da cultura musical de imigrantes italianos e a tipicamente brasileira.

4º dia – 23/08 – Universidade Federal de Santa Catarina (4 horas)
9h30min visão coletiva do material captado e indicações para montagem e edição.

Tags: cinemaDACemigraçãoUFSC