BU lança sistema para elaborar ficha de identificação de teses e dissertações
Está disponível no site da Biblioteca da UFSC um novo sistema para elaboração da Ficha de Identificação da Obra (Dissertações e Teses) em substituição à ficha catalográfica. No sistema, o próprio autor gera a ficha de identificação a partir dos dados que fornece, que é incluída no verso da folha de rosto do documento, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“O preenchimento automático possibilita ao usuário autonomia e agilidade na identificação dos dados de sua tese ou dissertação”, afirma a bibliotecária da Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (Decti), Márcia Gomes.
Anteriormente, o autor enviava por e-mail um formulário com dados de sua tese ou dissertação, juntamente com a cópia da folha de rosto, do resumo e do sumário, e uma bibliotecária da BU elaborava a ficha catalográfica. Com o aumento da demanda desse serviço, surgiu a necessidade de desenvolver um sistema para a elaboração de uma ficha que identificasse a obra. O sistema atual foi desenvolvido a partir de um existente e utilizado pela Universidade de São Paulo, que após solicitação da BU cedeu para a UFSC. O sistema foi adaptado pela Setic (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação) para atender as especificidades da UFSC e seu formato é exclusivo para geração de fichas para dissertações e teses.
Está sendo criado pela Setic e Rede Pergamum um aplicativo que integre os dados da Ficha de Identificação ao sistema Pergamum, que gerencia o acervo da BU. A ideia
é que esta integração agilize o processamento técnico dos documentos.
Mais informações:
http://portalbu.ufsc.br/ficha/
Poliana Dallabrida / Estagiária de Jornalismo da Agecom
poliana.dallabrida@gmail.com]
Assista a reportagem da TV UFSC sobre a digitalização de teses e dissertações:
https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/13a427d47fb0799f