Neurocientista francês Stanislas Dehaene participa de eventos na UFSC

09/07/2012 09:39

Dedicado ao estudo das neurociências cognitivas, o pesquisador também lançará na UFSC o livro Os neurônios da leitura

A UFSC recebe nesta sexta-feira, 13 de julho, o matemático e neurocientista francês Stanislas Dehaene. Membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e do Conselho de Administração da Rede Sarah (dedicada à reabilitação e ao tratamento de deformidades, traumas, doenças do aparelho locomotor e problemas do neurodesenvolviment), Dehaene ministra na Universidade a palestra Os neurônios da Leitura (Reading in the Brain). O encontro será realizado no auditório da Reitoria da UFSC, a partir de 14h.

Dedicado ao estudo das neurociências cognitivas, o pesquisador também lançará na sexta-feira, a partir de 17h30min, o livro Os neurônios da Leitura, que ganhou edição brasileira este ano com tradução da professora aposentada da UFSC Leonor Scliar-Cabral. Os participantes terão direito a certificado emitido pela UFSC, que é uma das promotoras dos eventos. Dehaene visitará Rio, Brasília e Florianópolis. Os organizadores solicitam que os interessados se inscrevam para os encontros na UFSC, que incluem também um colóquio, no link http://neuroniosdaleitura.blogspot.com.br/p/inscricoes.html

Neurociências
As neurociências são um amplo campo de pesquisas, com impacto em diferentes áreas, em especial na saúde e no comportamento. Com estudos mais recentes, a educação, processos de alfabetização e letramento também se beneficiam das mais recentes descobertas. Stanislas Dehaene virá ao Brasil para falar sobre os mais recentes avanços nesta área.

Segundo Dehaene, as investigações realizadas pela psicologia cognitiva experimental comprovaram o centro de reconhecimento da palavra escrita no cérebro. Essa descoberta afeta as metodologias empregadas nas escolas, que deverão rever suas abordagens. Na França isto já está ocorrendo e, na opinião do pesquisador, também deverá acontecer brevemento no Brasil.

Outro aspecto muito importante é quanto ao tratamento da dislexia, que afeta mais de 18 milhões de pessoas no país. Com o avanço da neurociência, o tratamento passa por uma fase revolucionária.

Neurônios da Leitura
Neurônios da Leitura é um livro que apresenta a lógica oculta da ortografia. Com exemplos práticos e os resultados de uma pesquisa pioneira, mostra como as línguas e o sistema da linguagem são processados. Uma das conclusões é que o cérebro possui uma força e uma capacidade inimaginável de se adaptar e de se transformar.

Os capítulos abordam como se dá o processo de leitura, o funcionamento do cérebro, como ocorreu a invenção da leitura e como o ser humano aprende a ler. Aprofunda-se, também, nas questões relacionadas com dislexia, leitura e simetria. O autor propõe a construção de uma “cultura dos neurônios”, com grande impacto na área de aprendizagem e educação.

Stanilas Dehaene
Nasceu na França, em 1965. É mestre em Matemática Aplicada (Universidade Paris VI) e Doutor em Ciências Cognitivas (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris). Atualmente dedica-se a pesquisar as neurociências cognitivas. Seu livro Os neurônios da leitura (Reading in the Brain) conquistou o Grand Prix RTL-Lire, como melhor livro de ciência em 2007.

Outra obra – La Bosse des Maths – conquistou o prêmio Jean Rostand de melhor livro de divulgação científica. No Brasil, faz parte  do Conselho de Administração da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.

É fundador e coorganizador com L. Cohen do clube parisiense de Neuropsicologia no Hôpital de la Salpêtrière. Atualmente é diretor-presidente da Inserm-CEA, Cognitive Neuroimaging Unit.

Entre seus prêmios, honrarias e participações estão:  membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA; membro da American Philosophical Society; membro da Academia Europeia; prêmio Dr. AH Heineken para Ciências Cognitivas (2008); Ordem Nacional do Mérito Francês (2008);  Medalha de Ouro da Associação Arts-Sciences-Lettres (2007); Prêmio Louis D. Prize, Institut de France (com D . Le Bihan, 2003);   Medalha Pio XI, da Pontifícia Academia das Ciências (2002); prêmio Boehringer-Ingelheim, da Sociedade de Neurociências da Federação Europeia (2002); prêmio  Jean-Louis Signoret, Fundação IPSEN (2001); prêmioVillemot, da Academia Francesa de Ciências (2000); prêmio Fanny Emden Prize, da Academia Francesa de Ciências (1996) .

Serviço:
O quê: 
Palestra com Stanislas Dehaene – Os neurônios da leitura / Reading in the Brain
Quando: 
13 de julho de 2012, sexta-feira, 14h
Onde:
 Auditório da Reitoria, UFSC
Colóquio Neurociência na Região Sul
 (debatedor: Stanislas Dehaene): 16h
Lançamento do livro Os Neurônios da Leitura / Reading in the brain17h30min
Inscrições
http://neuroniosdaleitura.blogspot.com.br/p/inscricoes.html
Contato:
 eventoneuroniosdaleitura@gmail.com

Fonte: http://neuroniosdaleitura.blogspot.com.br/

 

Tags: NeurociênciaUFSC