Reitora da UFSC participa da Rio+20

22/06/2012 13:11

A convite da Secretaria Geral da Presidência da República, a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Roselane Neckel, visita nesta sexta-feira a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro. “Viajo para dar apoio aos professores e estudantes que nos representam no evento”, disse ela.

A programação da visita inclui a participação na conferência “Diálogos federativos – Por uma agenda nacional de desenvolvimento sustentável pós Rio+20”, no auditório CNO – 1/Parque dos Atletas.

A reitora aproveitará para prestigiar alguns projetos desenvolvidos pela UFSC e que estão sendo apresentados no evento, incluindo o Barco Solar, executado com financiamento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, CNPq e INCT EREEA (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia).

Também foram apresentadas na conferência as propostas recolhidas pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20, composto pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental/CTC da UFSC, Fórum Permanente para a Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais (ligado à Assembleia Legislativa do Estado) e Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Governança da Água e do Território.

Esta semana foi lançada na Rio+20 a obra “Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência, Sociedade”, organizada pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O professor Rubens Onofre Nodali, do Departamento de Fitotecnia da UFSC, que pesquisa os transgênicos há mais de 20 anos, é autor de um dos artigos da publicação, organizada pela brasileira Magda Zanoni e pelo francês Gilles Ferment.

Por Paulo Clóvis Schmitz, jornalista da Agecom/UFSC.

Tags: Rio+20Roselane NeckelUFSC