Alvaro Prata faz plantio simbólico para o projeto Flor no Campus
“Por que não deixar o campus mais florido?”. Essa foi a pergunta que motivou a criação do projeto Flor no Campus. A iniciativa é do professor Ênio Pedrotti, que ministra a disciplina optativa de Floricultura no curso de Agronomia da UFSC. Ênio propôs aos seus alunos que produzissem mudas de flores ornamentais que seriam distribuídas pelos canteiros do campus da Trindade e do Sul da Ilha.
O objetivo é “fazer o campus ser percebido de outra forma”, completa o professor. As primeiras mudas de petúnia foram plantadas simbolicamente na quinta-feira, dia 10, em um canteiro no estacionamento da Reitoria, por Alvaro Prata e diretores de Centro, que haviam acabado de sair de uma reunião de despedida.
As alunas Suelen Speck Just e Juliana Macari, da 6ª fase do curso de Agronomia, entregaram as caixas de flores ao professor Prata para o primeiro plantio. Em seguida, todos os diretores também plantaram algumas mudas, que já têm dois meses.
A expectativa é fazer o plantio de 60 mil flores em quatro anos. O projeto conta, atualmente, com 10 alunos, sendo três deles haitianos. Ao todo, estão sendo produzidas mudas de oito espécies, entre elas begônia, amor-perfeito, cravo-de-defunto e cravina. Funcionários da Prefeitura Universitária ficarão encarregados de plantar o restante das 500 mudas iniciais pelo campus.
Por Isadora Ruschel / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos Wagner Behr/Agecom