Estudantes de Artes Cênicas e Letras participam do Festival de Teatro de Curitiba
Uma viúva que poderia ter sido a assassina de seu esposo. Um vagabundo demente, convencido de ser um anarquista, que tem a missão de fazer voar um trem onde viaja ninguém menos que Adolf Hitler. Com esse enredo, baseado em Canción de cuna para un anarquista, do dramaturgo chileno Jorge Díaz, as companhias Apatotadoteatro e Cia. Teatro L.A. Chama estão fazendo quatro apresentações do espetáculo “… In Memoriam”, no Festival de Teatro de Curitiba. O grupo se apresenta de 1° a 4 de abril, no auditório Carteiro Osvaldo Teixeira.
No elenco da peça, atuam os alunos da graduação em Artes Cênicas e Letras da UFSC Vanessa Grande e Tobias Nunes. Dirigida por Carlos Silva e Gustavo Bieberbach, ambos alunos especiais do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, In Memorian encena uma longa discussão entre dois fantasmas sobre a solidão, os sonhos, o passado, os ideais e as ilusões. O espetáculo, patrocinado pela Secretaria de cultura e Arte da UFSC, será encenado em Florianópolis ainda neste semestre.
A ação se desenvolve na atualidade e num lugar onde a mulher pretende instalar-se após ter sido expulsa da própria casa porque seu esposo dilapidou até o último centavo do casal. Uma vez passado o susto inicial do primeiro contato entre o vagabundo e a mulher, iniciam uma longa conversação que muito revelará sobre o passado de ambos. Porém, toda a problemática pressupostamente vivida pelos personagens parece tão artificiosa e inconsistente quanto possível e verdadeira.
Fundado em 2010, o Grupo Teatro Latino-Americano Chama, ou apenas Teatro L.A. Chama, é uma entidade dedicada a divulgar, promover, pesquisar, experimentar e encenar o teatro e a cultura do continente. Seus associados são artistas, atualmente vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC e ao Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc.
Em frente a frente Argentina, obra teatral que deu origem ao grupo, percorreu vários palcos de Florianópolis e Campo Grande em 2010. Com menos de dez meses de existência, o L.A. Chama tem mais quatro peças em processo de montagem, todas dedicadas a autores latino-americanos. Para o segundo semestre 2012, está finalizando a produção de Os pássaros se vão com a morte, do venezuelano Edílio Peña e Ignácio & Maria, da cubana Nara Mansur.
Ficha Técnica:
“…In memoriam”, baseado em Canción de cuna, para un anarquista, de Jorge Díaz.
Elenco: Vanessa Grando e Tobias Nunes.
Projeto Gráfico: Ricardo Goulart.
Assistente de Produção: Carolina Boabaid e Valéria Binatti
Direção: Carlos Silva e Gustavo Bieberbach.
Patrocínio: SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC / PRAE / DAC
Produção e Realização Cia. Teatro L.A. CHAMA & APATOTADOTEATRO
Mais informações: Apatotadoteatro (www.apatotadoteatro.blogspot.com) e Cia. Teatro LA. Chama (www.teatrolachama.blogspot.com)
Por Raquel Wandelli / Assessora de Comunicação da SeCArte/UFSC / raquelwandelli@yahoo.com.br / 9911-0524 / 3721-8729