Reitor em exercício recebe cônsul dos EUA
Na tarde desta segunda-feira (09/04) o reitor em exercício da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, recebeu em seu gabinete o cônsul e diretor da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, Tomas J. Dowling. O encontro entre as autoridades teve como objetivo a discussão de um possível intercâmbio entre os estudantes da UFSC e alunos das universidades estadunidenses através do programa Ciência Sem Fronteiras do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC). Essa é a primeira vez que o cônsul vem a Florianópolis; outra visita à cidade está marcada para maio.
Tomas J. Dowling comentou sobre a importância da aproximação entre os países através de incentivos para o intercâmbio. Dowling acredita que o primeiro passo para o estabelecimento de uma relação imediata entre os países é o ensino das línguas oficiais das nações.“Quando se visita outro país, se aprende muito mais. É importante aumentar o nível de conversação para criar mais oportunidades em sala de aula”.
O reitor em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva, destaca o incentivo que a UFSC tem dado ao programa Ciência Sem Fronteiras para o crescimento do intercâmbio cientifico. “A globalização não é só econômica, mas também social. É preciso trocar os pré-conceitos por conceitos quando se trata de relações internacionais. Estreitar os vínculos entre os países é possível através das universidades”.
Também estavam presentes o diretor do Centro Sócio-Econômico (CSE), professor Ricardo José Araújo de Oliveira, e o coordenador do curso de Economia, professor Marcos Alves Valente. A visita do cônsul dos Estados Unidos em São Paulo é uma realização das coordenadorias dos cursos de Relações Internacionais e de Economia da UFSC.
Por Ricardo Pessetti/ Bolsista de Jornalismo na Agecom