Ministro dos Portos visita o LabTrans

09/03/2012 12:10

Técnicos do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina apresentaram ao ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, na manhã desta sexta-feira, dia 9, uma série de dados que serão utilizados na elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), que o governo federal pretende divulgar no mês de abril. A equipe da UFSC foi contratada para realizar um amplo diagnóstico do setor, incluindo estudos de benchmarking internacional, projeções de demanda e capacidade até o ano de 2030 e análise das áreas de influência por portos e por produtos.

De posse dessas informações, a Secretaria dos Portos da Presidência da República está definindo um plano de ação para o desenvolvimento do setor, que alcançará 34 portos públicos e 128 terminais privativos de todas as regiões do país. A intenção é traçar diretrizes e expandir a capacidade de acesso e de operação, para que o setor portuário não seja um entrave ao desenvolvimento brasileiro.

De acordo com o coordenador do LabTrans, Amir Mattar Valente, alunos, professores e pesquisadores das áreas de graduação, mestrado e doutorado da Universidade estão envolvidos neste trabalho. “Com os dados na mão, o governo saberá onde tem de investir e de que forma envolver a iniciativa privada neste processo”, disse ele.

Com uma costa de 8,5 mil quilômetros navegáveis, o Brasil conta com um sistema portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações. O modal aquaviário possui um dos menores custos para o transporte de cargas no Brasil, perdendo apenas para os transportes dutoviário e aéreo.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom

Tags: governoministroPortos