Estudantes realizam 1240 atendimentos odontológicos no Estágio de Verão

22/02/2012 16:30

Participaram do Estágio de Verão estudantes da sexta, nona e décima fases do curso de Odontologia da UFSC

Nos meses de janeiro e fevereiro, 31 alunos do curso de odontologia da UFSC tiveram uma temporada diferente: passaram as manhãs atendendo à população durante o Estágio de Verão. Todos os dias passavam pelos consultórios da Clínica I mais de 60 pacientes encaminhados pelo sistema de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e também pela triagem de casos de emergência. Na avaliação de alunos e professores, o saldo foi bastante positivo. Em um mês de ação, foram realizados 1.240 atendimentos gratuitos para a população.A novidade deste ano foi o atendimento a 75 estudantes da UFSC encaminhados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). “Foi uma experiência importante, porque muitos alunos de graduação precisam de tratamento odontológico, não vão à rede pública e nem têm condições de pagar”, explica a coordenadora do Estágio de Férias, Ana Claudia Baladelli Silva Cimard.

No Estágio de Verão o aluno pode ter uma ideia de como vai ser a vida no consultório. “É uma oportunidade de atender todos os dias e de administrar a própria agenda”, explica a professora Ana Claudia. Os estudantes fazem extrações, restaurações, tratamento de gengiva, conserto de prótese e o mais complexo deles, o tratamento de canal. A experiência é prática, mas também se fala sobre as teorias estudadas durante o curso. “Aqui os alunos atenderam a portadores do HIV, pacientes com hipertensão, diabetes, e para esses casos o professor revisou as explicações teóricas”, afirma a professora Ana Claudia.

Os pacientes foram encaminhados pelo sistema de atenção básica do SUS e também pela triagem de casos de emergência

A estudante Luiza Lessa, 22 anos, aluna da 10ª fase de Odonto, participou do estágio este ano e também em 2011. “O estágio dá mais liberdade, podemos aprender mais rápido, pois não precisamos ficar mostrando para o professor o passo a passo do que estamos fazendo, como acontece nas clínicas durante o semestre”, afirma. “Também achei legal por atender alunos, um público que deveria ter prioridade aqui dentro da UFSC”.  Cada estudante recebe uma bolsa de R$ 360,00 para participar do Estágio de Verão. Por outro lado, os alunos gastam do próprio bolso para comprar as máscaras, toucas e luvas, por exemplo. Para os que vêm do interior, somam-se os gastos com transporte e alimentação. “Mas o principal ponto do estágio não é a bolsa e sim a experiência em atender todos os dias”, afirma Luiza.

O estudante de economia na UFSC Vinícius de Franco, de 23 anos, foi um dos pacientes atendidos na emergência. “É a segunda vez que faço tratamento aqui, mas desta vez tive que voltar três vezes para conseguir atendimento: a primeira vez eu cheguei no turno errado e na outra vez já não tinha vaga”, afirma. “Tirando a parte de divulgação do serviço, que não foi muito clara, o resto foi ótimo: o atendimento dos estudantes é muito bom e a presença dos professores passa segurança”.

O estágio de verão ocorreu entre os dias 23 de janeiro a 17 de fevereiro, na Clínica I do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Para as 31 vagas inscreveram-se 36 estudantes da nona e décima fases. Os alunos tiveram o apoio de nove professores, dos quais oito se revezaram em duas turmas das especialidades de Dentística, Periodontia, Prótese e Endodontia. O Estágio teve a participação voluntária de oito alunos que irão cursar a sexta fase, que neste semestre irão começar o atendimento clínico.

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom.
Fotos de Wagner Behr

Tags: estágio de verãoOdontologiaSUSUFSC