Lançado fórum para a nova gestão da Reitoria

12/12/2011 15:56

Roselane e Lúcia Helena lançam fórum

As professoras Roselane Neckel e Lúcia  Martins-Pacheco, eleitas para assumir a Reitoria da UFSC a partir de maio de 2012, lançaram na última sexta-feira (9/12) um fórum para estimular a participação da comunidade universitária no planejamento da gestão. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Universitária, que ficou totalmente lotado com a presença de estudantes, professores e técnico-administrativos, para o primeiro fórum de construção do projeto de gestão da Universidade.  A platéia foi incentivada a preencher um cadastro, manifestando interesse em qual área que pretende participar na formulação de propostas para a futura administração: ensino, pesquisa e gestão.
A metodologia do fórum será definida a partir de fevereiro. As informações serão postadas no blog (http://roselane-lucia.blogspot.com/) e também podem enviadas propostas através do e-mail .

Roselane ressaltou que ainda não sabem qual método será utilizado nas discussões. Manifestou simpatia pelo modelo utilizado na organização da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que pode servir como referência institucional para construção de uma “Conferência Universitária”.

A reitoria eleita reconheceu a importância da construção de redes de comunicação para construção democrática da gestão, fundamentando a tomada de decisões a partir de avaliações institucionais e do respeito às pessoas. O objetivo principal será diagnosticar “como estamos e o que queremos”. Deixou claro que o fórum deverá ter como elemento central as indagações: “qual projeto de universidade queremos? Como definir políticas institucionais? Qual a expectativa institucional?”.

Roselane disse que o evento foi idealizado para conter um pouco a ansiedade das pessoas que estão ainda impactadas com o resultado do processo eleitoral: “Terminou a eleição, agora é a hora de construir caminhos. Nenhuma decisão será tomada antes de fevereiro”. A futura reitora disse que começou a planejar a transição a partir de uma audiência que ocorreu durante a semana com o Reitor Alvaro Prata. Será formulada uma comissão bilateral para conduzir a sucessão, marcada para o dia 10 de maio de 2012.

A vice-reitora eleita, Lúcia Martins-Pacheco, disse que a motivação para mudança será baseada nos princípios da democracia, do diálogo permanente e da participação. Terão como metas buscar perfis, habilidades e competências para definir as pessoas que vão conduzir a UFSC nos próximos anos.

Algumas pessoas que comparecem ao evento na expectativa de prontamente participar de um fórum sobre a nova gestão, saíram frustradas pela ausência de um debate para discutir o futuro da UFSC. A discussão aberta ao público foi adiada para fevereiro.

Fotos Brenda Thomé/bolsista de jornalismo na Agecom

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9340.

Tags: fórum nova gestãoLúcia Helena Martins-PachecoRoselane Neckel