UFSC exibe nesta quarta-feira documentário sobre exílio de JK
Um dos episódios mais dramáticos da vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK) é o tema do documentário JK no exílio, que será exibido no dia 23 de novembro, às 12h, no Auditório Henrique Fontes (CCE/UFSC). Dirigido por Bertrand Tesson e Charles Cesconetto, numa coprodução entre Brasil e França, o documentário conta o período em que JK, tendo os direitos políticos cassados pelo golpe militar de 1964, vê-se obrigado a sair do país, e exila-se em Paris.
Idealizado pelo ex-professor da UFSC, Carlos Alberto Antunes Maciel, e filmado em Paris, Rio de Janeiro e Brasília, o documentário traz depoimentos de amigos e companheiros de JK de exílio, como os de Carlos Heitor Cony e Oscar Niemeyer e da filha Maria Estela Kubitschek.
O destaque é o testemunho de Maria Alice Gomes Berengas, secretária de JK em Paris. Maria Alice foi também conselheira desse momento difícil, de tristeza e apreensão na vida de Kubitschek, pela situação do país, pela impossibilidade de regresso, pela vigilância da polícia francesa de Charles de Gaulle. JK chega a confessar, naquele momento, o desejo de suicídio em carta que escreve a um amigo.
O público tem a chance também de conhecer documentos e imagens inéditos no Brasil, como a participação de Juscelino em um programa de entrevistas no Canal +5 e uma reportagem sobre a visita de JK e Niemeyer a uma exposição parisiense sobre a arquitetura moderna de Brasília.
A ideia do documentário é do pesquisador brasileiro e professor, Carlos Alberto Antunes Maciel, que conheceu Maria Alice durante sua pesquisa na França e estabeleceu com ela uma forte relação de amizade. Carlos Maciel estará presente à exibição do filme na quarta-feira, para participar de um debate com a plateia.
Serviço:
O quê: exibição do documentário JK no exílio. Ao final da exibição haverá debate com o idealizador, Carlos Maciel.
Local: Auditório Henrique Fontes (CCE), campus da Trindade, UFSC.
Quando: 23 de novembro, 12h.
Mais informações: Professor Alckmar Luiz dos Santos.
Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV)
Fones: 3357-5465, 3721-9293 e 3721-6590 (NUPILL)
Site do filme: http://filmejknoexilio.wordpress.com/
Por Laura Tuyama / Jornalista na Agecom.