UFSC homenageia os aposentados do mês de maio

09/05/2011 12:54

Aposentados de mês de maio com amigos e familiares

Em solenidade realizada na Sala dos Conselhos, na manhã desta segunda-feira, dia 9, a Universidade Federal de Santa Catarina homenageou 16 servidores e professores que estão se aposentando neste mês de maio. A cerimônia teve as presenças do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, representando o reitor Alvaro Toubes Prata, do pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social, Luiz Henrique Vieira da Silva, do diretor do Departamento de Atenção Social e à Saúde, Marcelo Fontanella Webster, e da chefe da Divisão de Serviço Social – Atenção ao Servidor, Ana Paula Balthazar dos Santos.

Nove dos 16 aposentados são do quadro do Hospital Universitário: Maria do Carmo Duarte da Silva (auxiliar de enfermagem), Nilcei Coelho (auxiliar em saúde), Maria Laura Inácio (recepcionista), Janete Ghizoni Abel (técnica de enfermagem), Maria Salete Eyng Laurindo (cozinheira), Silvia Rodrigues Arrua (instrumentadora cirúrgica), Orivalda Maria Bonomini (assistente social), Nazaré Otília Nazário (enfermeira) e Sidney Pereira Dachi (médico).

Os demais funcionários e docentes que entram para a inatividade são Maria de Fátima Lima da Luz (técnica de laboratório do Centro de Ciências Biológicas), Sueli Fernandes Siqueira (bibliotecária documentalista da Biblioteca Universitária), Maria das Dores da Silveira (bibliotecária do Centro de Ciências Agrárias), Mario César Pires (professor do Colégio de Aplicação), Jair dos Santos (diretor de produção do Departamento Artístico Cultural/DAC), Paulo César Consoni (professor do Centro de Ciências da Saúde) e Evaldo Alves de Santana (professor do Centro Sócio-Econômico).

Em sua fala, o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva elogiou a iniciativa da PRDHS de homenagear os novos aposentados, a cada mês, promovendo uma despedida festiva para trabalhadores técnico-administrativos e professores da instituição. “Vejo esta etapa como um recomeço, e conclamo as pessoas que estão se aposentando a continuarem frequentando a Universidade”, disse ele. Todos receberam um kit contendo, entre outros itens, um livro, um poema, pasta, caneta, carta do reitor e cópia do ato de aposentadoria publicado no Diário Oficial da União.

Para o pró-reitor Luiz Henrique Vieira da Silva, solenidades desse tipo mesclam a alegria de ver funcionários encerrando um ciclo de vida e iniciando outro, com mais tempo para si, com a tristeza de assistir pessoas competentes e úteis deixando de contribuir com a instituição. “Elas ajudaram a UFSC nesses 50 anos e fizeram com que a instituição passasse a ser reconhecida nacionalmente”, ressaltou.

Kit aposentadoria

Já a chefe da Divisão de Serviço Social, Ana Paula Balthazar dos Santos, agradeceu a colaboração de quem está saindo e estimulou as pessoas a consultarem o site www.aposentados.ufsc.br para terem acesso a dicas e sugestões importantes para os primeiros anos da inatividade. Dirigindo-se a eles, afirmou que “sua contribuição ficará para nós que permanecemos”.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom

Fotos: Velho Bruxo