DIVULGA UFSC – 02/03/2017 – edição semanal – número 833

02/03/2017 13:24

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

www.divulga.ufsc.br – 02/03/2017 – Edição semanal 833

Novos procedimentos da UFSC para assistência estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) informa que adotará novos procedimentos para a realização do cadastro e, portanto, da seleção dos estudantes aos programas de assistência estudantil a partir do ano de 2017. As principais alterações referem-se ao indicador utilizado para seleção aos auxílios e benefícios, bem como a unificação do processo de validação de renda para ingresso na UFSC com o cadastro da Prae, evitando-se a duplicidade de procedimentos para fim similar. Continue a leitura>>.

Inscrições abertas para o Curso de formação em Auriculoterapia

O Ministério da Saúde, em convênio com a UFSC, abriu dia 1º de março, inscrições para a segunda edição do Curso de Formação em Auriculoterapia para Profissionais de Saúde da Atenção Básica, em formato semi-presencial. O mesmo curso já formou, em 2016, cerca de 1200 profissionais. Informações e inscrições podem ser realizadas por meio do site http://auriculoterapiasus.ufsc.br/.

Isenção nos cursos de línguas estrangeiras para estudantes indígenas

A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) publicou o Edital Nº 001/Saad/2017, acerca do processo seletivo destinado aos estudantes indígenas matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, e que ingressaram por meio de Ações Afirmativas. Serão sorteadas dez bolsas de estudos, com isenção do pagamento dos cursos extracurriculares de línguas estrangeiras para a modalidade presencial, a serem promovidos pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/CCE). O Edital trata da isenção do pagamento do primeiro semestre de 2017. Para participar é necessário se inscrever por meio do e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher., até o dia 6 de março, segunda-feira, às 12h.

Estão abertas as inscrições para disciplinas da USAC ministradas em Inglês

Estão abertas as matrículas para os estudantes de graduação da UFSC interessados em cursar disciplinas de extensão ministradas em inglês. As vagas são ofertadas pela USAC nas áreas de Administração, Antropologia, Ciências Naturais, Economia e Letras. Um dos objetivos do programa é oferecer oportunidades de aprendizagem em inglês para a comunidade universitária, além de fomentar a interação entre estudantes internacionais e da UFSC. Inscrições até dia 02 de março. Informações: no site da Sinter  ; pelo e-mail renato.carvalho@usac.unr.edu ; ou no telefone (48) 3721-6208.

UFSC recepciona 154 alunos internacionais no auditório da Reitoria

A recepção dos alunos internacionais do primeiro semestre de 2017 será realizada no dia 3 de março (sexta-feira), no Auditório da Reitoria. A Universidade receberá 154 intercambistas de 20 países diferentes pelos programas Incoming, Bracol, Bramex, AUGM e Leiden. O programa Incoming recebe estudantes de instituições conveniadas com a UFSC por meio de acordos bilaterais, sem o pagamento de bolsas. Os demais são programas dos quais a UFSC faz parte, recebendo e enviando estudantes, e incluem auxílio financeiro.

Novos professores tomam posse na UFSC

A UFSC realizou duas cerimônias de posse de servidores dias 23 e 24 de fevereiro. A primeira, realizada no Gabinete da Reitoria, empossou quatro novos professores que irão atuar na modalidade “titulares-Livres”, que são docentes oriundos de outras instituições federais. No dia 24, na Sala dos Conselhos, foram empossados professores do Magistério Superior que irão atuar em vários departamentos. Continue a leitura>>.

Reportagem da TV UFSC recebe prêmio em concurso de jornalismo ambiental

A reportagem “Gato por Lebre”, da série Consciência, foi a vencedora na categoria Estudante do VIII Prêmio Unochapecó – Caixa de Jornalismo Ambiental. Realizada pelo estudante do curso de Jornalismo da UFSC, Lucas Krupacz, a reportagem aborda o projeto “Gato Por Lebre”, do Laboratório de Polimorfismos Genéticos da UFSC. A entrega do prêmio foi realizada no dia 20 de fevereiro. Continue a leitura>>.

Núcleo da UFSC oferece aulas de português para estrangeiros com pedido de visto humanitário ou de refugiado

O Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português – Língua Estrangeira (Nuple) irá oferecer curso de Português gratuito, direcionado a estrangeiros com pedido de visto humanitário ou de refugiado. Os cursos, coordenados pelas professoras Rosane Silveira e Donesca Xhafai, começam no dia 4 de março e encerram-se no dia 1º de julho, com as aulas sendo realizadas sempre aos sábados, das 9h30 às 12h, na sala Hassis do Centro de Comunicação e Expressão, prédio B, no campus Trindade. As inscrições devem ser enviadas até 4 de março. Informações: pelo e-mail Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.ou pelo Facebook.

Palestra de presidente da Academia Brasileira de Ciências explica uso de tecnologias baseadas em física quântica

O professor do curso de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, apresentou uma palestra no Auditório do EFI na tarde da última terça-feira, 21 de fevereiro. O evento, que lotou o espaço, tratava de uma apresentação sobre o projeto de pesquisa em Física Quântica, suas diferenciações em relação à Física Moderna e o estado da aplicação nas tecnologias contemporâneas. Durante o evento, o professor explicou o surgimento da Física Quântica e suas primeiras dificuldades de compreensão para os estudiosos da Física Moderna até meados do século XX. Continue a leitura>>. Leia também a entrevista com o professor Davidovich.

Coletivo Kurima leva exposição ‘A Beleza dos Nossos Corpos Negros’ à Universidade Federal do Sul da Bahia

O Coletivo Kurima leva a exposição “Ensaio Fotográfico: A Beleza de Nossos Corpos Negros”, de 2 a 10 de março, no campus Sosígenes – Porto Seguro, em Eunápolis, Bahia. O objetivo do projeto é fortalecer a identidade negra, a partir da estética natural da geografia corporal das pessoas negras. A abertura da exposição ocorre nesta quinta-feira, dia 2, com apresentação do Componente Curricular “Estética Negra” e entre os dias 3, 7 e 10 de março, a exposição será aberta com atividades agendadas de imersão como roda de conversa, aula /performática e performances artísticas. Continue a leitura » » .

Escola de extensão oferece dois cursos de metodologia pela Funjab

Estão abertas as inscrições para os cursos “Perdendo o medo da Metodologia da Pesquisa: workshop para elaborar seu projeto, TCC, dissertação ou tese”, e “Metodologia do Ensino Superior com Coaching Education”. Informações e inscrições acesse o site.

Coral infantil do Aplicação recebe inscrições de crianças entre 6 e 12 anos

O Cantoria, projeto de extensão da disciplina de Arte – Música do Colégio de Aplicação, está com inscrições abertas. Os ensaios são realizados às terças-feiras das 18h às 19h15 na sala de Música I do CA. O projeto reúne crianças entre 6 e 12 anos para aprender música cantando. O repertório é composto por peças de diversas origens e estilos, enfatizando peças escritas especificamente para crianças. O grupo se apresenta em eventos do Colégio de Aplicação e em outros espaços da UFSC. Interessados devem enviar e-mail para Descrição: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. até 7 de março, quando iniciam os ensaios.


Mapeamento na graduação e na pós reúne disciplinas voltadas ao empreendedorismo, inovação e conhecimento

A Via Estação Conhecimento, grupo de pesquisa em habitats de inovação da UFSC, realizou uma trilha de disciplinas da graduação e da pós-graduação. O mapeamento levou em consideração as disciplinas voltadas para as áreas de empreendedorismo, inovação e conhecimento disponíveis nos centros de ensino da Universidade. O objetivo é divulgar aos alunos que estão interessados em se aprofundar nesses temas e contribuir para a disseminação da cultura empreendedora dentro da Universidade. Mais informações: via.ufsc.br/trilhas-de-disciplinas.

Núcleo irá oferecer curso de planejamento em permacultura para docentes da UFSC

O Núcleo de Permacultura da UFSC (NEPerma/UFSC) pretende oferecer um curso de planejamento em permacultura voltado para docentes da UFSC. O curso tem a mesma carga horária e conteúdo do Permaculture Design Course, reconhecido internacionalmente e compartilhado há cinco anos pelo NEPerma em nível de graduação na UFSC através da disciplina Introdução à permacultura. O NEPerma está coletando informações de professores interessados em realizar o curso para programar e dimensionar uma turma. Interessados em participar do curso devem preencher o formulário. Mais informações no site.

Projeto Imagine lança competição de divulgação científica para mestrandos e doutorandos

Com o objetivo de democratizar o conhecimento e despertar o gosto pela ciência em pessoas que teriam pouco ou nenhum acesso ao universo científico, o Projeto Imagine, em parceria com a SBPCRedPOP e African Gong, irá lançar a primeira competição de comunicação científica verdadeiramente multilinguística e multicultural, que tem como foco os públicos da América Latina, Caribe e África. Os concorrentes devem ser estudantes de Mestrado ou Doutorado matriculados em alguma instituição de ensino destas três regiões. Os interessados devem gravar um vídeo de três minutos, explicando seu tema de pesquisa. Continue a leitura>>.

Aluna da pós-graduação em Engenharia Civil recebe prêmio de melhor dissertação do país

A aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Cristine Yohana Ribas, recebeu o Prêmio João Menescal Fabrício de melhor dissertação do país, na temática de pavimentação, durante o 22º Encontro de Asfalto, intitulada como “Avaliação na influência do método de compactação da macroestrutura de misturas asfálticas densas através de processamento digital de imagens”. A dissertação foi orientada pela professora Liseane Padilha Thives, área de concentração Infraestrutura e Gerência Viária, e defendida em maio de 2016. Continue a leitura>>.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook


Contatos com a produção deste informativo:

Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825

Acesse nossa Política Editorial

Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina