Reportagem da TV UFSC recebe prêmio em concurso de jornalismo ambiental

22/02/2017 09:34

A reportagem “Gato por Lebre”, da série Consciência, foi a vencedora na categoria Estudante do VIII Prêmio Unochapecó – Caixa de Jornalismo Ambiental. Realizada pelo estudante do curso de Jornalismo da UFSC, Lucas Krupacz, a reportagem aborda o projeto “Gato Por Lebre”, do Laboratório de Polimorfismos Genéticos da UFSC. A entrega do prêmio foi na segunda-feira, 20 de fevereiro. Confira o episódio completo:

Primeiro episódio da série produzida pela TV UFSC, “Gato por Lebre” mostra como a ciência e a tecnologia podem ajudar a identificar fraudes em alimentos. Nesse projeto, os pesquisadores da UFSC coletam amostras dos peixes vendidos em restaurantes e peixarias da Grande Florianópolis e comparam com os códigos genéticos dessas espécies. Não é raro encontrar peixes mais baratos vendidos no lugar de espécies importadas, como a truta vendida no lugar do salmão, por exemplo.

A série Consciência tem como objetivo mostrar pesquisas e tecnologias desenvolvidas na Universidade e que impactam o dia-a-dia das pessoas. Criada pelo servidor técnico da UFSC Jonatan dos Santos, a série aborda iniciativas nas mais diversas áreas do conhecimento, como meio ambiente, saúde, tecnologia, acessibilidade.

Participam do projeto o designer gráfico Andrei Krepsky de Melo e a professora do curso de Jornalismo, Tattiana Teixeira. O episódio vencedor contou com imagens de Paula Barbabela e produção de Marina Simões e Laura Tuyama. Além de “Gato por Lebre”, outros cinco episódios integram a série:

• Pele Artificial
  • Lixo Zero
  • Captura de Movimentos
  • Mapas Táteis
  • Cidades Inteligentes

Assista aos episódios da série Consciência, da TV UFSC.