Vestibular UFSC 2017: Teste de Habilidade Específica para Artes Cênicas

27/09/2016 13:30

Cartaz_Vestibular_Diversidade_impressãoAs inscrições para o Vestibular UFSC/2017 começaram no dia 14 de setembro e seguem até 13 de outubro. A exigência do Teste para verificação de Habilidade Específica (THE) aos candidatos ao curso de Artes Cênicas é uma das novidades do processo seletivo, descrita no Edital nº 07/Coperve/2016.

De acordo com professor adjunto do Curso de Artes Cênicas do Departamento de Artes e Libras da UFSC, Paulo Ricardo Berton, os cursos de Teatro das principais universidades federais brasileiras aplicam a prova-padrão. “O THE possibilita que outras habilidades, além das aferidas pelo vestibular, como as lógicas ou linguísticas, sejam avaliadas, permitindo que candidatos com maior potencialidade cinestésica ou relacional concorram em pé de igualdade. Para o curso, esta prova é um marco no aprimoramento da seleção dos alunos e na qualificação dos mesmos”, afirma.

O Teste será composto por três etapas: Monólogo, Arguição Oral e Improvisação Teatral Coletiva. Na primeira etapa, o candidato apresentará uma cena individual de um trecho de texto teatral – há seis opções no Edital. Na Arguição Oral, serão feitos questionamentos sobre o Monólogo escolhido. Na última etapa, o candidato participará de exercícios propostos pela comissão examinadora.

Berton informa que o THE não considera a experiência teatral do candidato e que os critérios de avaliação são mais amplos, e podem ter sido desenvolvidos em outras atividades artísticas, esportivas ou pessoais. “Da mesma forma, não se está beneficiando aquele aluno que quer ser ator em detrimento do aluno que quer ser um dramaturgo, uma vez que diferentes habilidades serão verificadas. De forma geral, o candidato ao curso precisa estar ciente de que o teatro, assim como todas as artes, exige muita disciplina, rigor, comprometimento e, no caso específico do teatro, uma boa dose de sacrifício pessoal em prol de um coletivo”, complementa.

O Grupo de Trabalho (GT) sobre Avaliação de Novas Modalidades de Ingresso na Universidade, instituído pela Portaria nº 303/Prograd/2014, de 25 de setembro de 2015, elaborou um relatório que serviu de base para decisão da Câmara de Graduação, em dezembro de 2014, para a adesão parcial e gradual da UFSC ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Posteriormente, a adesão foi aprovada pelo Conselho Universitário (CUn).  O GT seguiu com os trabalhos em 2015 para discutir habilidades específicas em cursos como Artes Cênicas e Letras Libras, questões à época não contemplada pelo Vestibular e que também não seriam atendia pelo Sisu inicialmente. A proposta foi identificar formas de ingresso que contemplassem esses cursos. O vestibular de Libras não sofreu modificações.

O professor avalia que o curso de Artes Cênicas da UFSC teve uma evolução meteórica em nove anos de existência, representada pelo conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para cursos de graduação e nas 4 estrelas no Guia do Estudante. “O projeto de Mestrado em Artes da Cena, contemplando as áreas de atuação de Drama, Teatro e Dança está esperando a sua aprovação na Capes. Conseguiu-se a aprovação do THE, reformou-se o currículo para uma proposta de eixos (dramaturgia, atuação, encenação e performance) e estamos prestes a utilizar os novos espaços do curso no prédio D, uma grande conquista do CCE, que inclui um espaço cênico privilegiado, uma caixa preta de 14 x 12”. Para Berton, aumento do número de professores para o curso e aportes de verbas para as produções teatrais da UFSC são pontos que precisam de atenção.

O THE será realizado no Campus João David Ferreira Lima, no bairro Trindade, em Florianópolis, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2016. O período poderá ser ajustado diante do número de inscritos. Os candidatos aprovados poderão concorrer às vagas para o Curso de Artes Cênicas. A nota do THE será utilizada para compor a nota final no vestibular. Os reprovados concorrerão às vagas para o curso de sua segunda opção.

As provas do Vestibular UFSC/2017 serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2016 em 23 cidades de Santa Catarina. São ofertadas 4.590 vagas – número que corresponde a 70% do total de vagas da Universidade – para 102 opções de cursos presenciais de graduação nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Informações e orientações sobre o Vestibular UFSC estão disponíveis no Edital nº 05/Coperve/2016 e no site http://vestibular2017.ufsc.br/.

Matéria relacionada:

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Agecom / UFSC / agecom@contato.ufsc.br