Projeto Imagine desenvolve novo jogo para auxiliar o ensino do código genético

15/04/2016 16:11

IMG-20160403-WA0009 IMG-20160403-WA0019O Projeto Imagine acaba de desenvolver novo jogo educativo com o objetivo de ensinar o funcionamento do código genético para alunos do ensino médio. Uma primeira versão do jogo usava peças do brinquedo lego para explicar de que forma a informação contida no DNA influencia a formação de proteínas e, a partir delas, as características de todos os seres vivos. Segundo o coordenador do projeto, professor André de Ávila Ramos, a evolução do novo jogo, com peças originais confeccionadas em madeira, simula de forma muito mais didática e realista os produtos dos nossos genes, ou seja, as proteínas. “A versão antiga já foi testada em diversas comunidades rurais e indígenas. A nova versão, que promete ser bem melhor, ainda precisa ser testada com alunos”, explica André.

A ideia surgiu de duas alunas de Ciências Biológicas, Karin dos Santos e Julie Martins, durante a disciplina Biologia Molecular 1, ministrada por André, que as convidou a aperfeiçoar a proposta através de um projeto de extensão. Para o desenvolvimento das peças em madeira, o Projeto Imagine estabeleceu uma parceria com a Oficina do Aprendiz, empresa especializada em jogos educativos, que já entregou o protótipo do novo jogo. “A Oficina se dispôs a construir gratuitamente as peças e fez todas as sugestões e adequações necessárias para torná-lo o melhor possível”, afirma André. Após testado e aprovado, o jogo será disponibilizado como mais um Recurso Educacional Aberto do projeto.

Sobre o Projeto Imagine

Projeto Imagine é uma parceira entre a UFSC e universidades da África e América Latina, que tem o objetivo de promover a inclusão social por meio do conhecimento científico. As principais abordagens do projeto são com temas relacionados à tolerância, respeito, diversidade étnica e cultural, convívio harmônico, solidário e pacífico entre os povos.

Mais informações no site  e no Facebook do Projeto Imagine.

Tags: código genéticoDNAjogo educativoprojeto de extensãoProjeto ImagineUFSC