Pibic Ensino Médio no 4º SIC: demonstração das Leis de Newton ajuda na reação contra timidez
Quando lembra da apresentação oral que fez na manhã de sexta-feira no Auditório da Reitoria, o estudante Leandro de Amorim Maia, 17 anos, da Escola de Educação Básica Professora Jandira D’Ávila, de Joinville, chega perto de ruborizar. “Às vezes ainda fico nervoso quando falo para muita gente, começo a olhar para um, depois para outro, e me perco”, explica. Entretanto, a frase não combina com a cena que se via de tarde, quando ele, desenvolto e confortável, mostrava o pôster de seu projeto para um grupo de crianças na Sala Aroeira, no Centro de Cultura e Eventos.
“É engraçado, nunca fui assim dinâmico, mas fiquei muito tranquilo com o interesse e a vontade de aprender que eu via neles. Antes daqui, levei essa apresentação para escolas lá em Joinville e também era assim”, conta. O projeto era “Aplicação de conceitos de física com o uso da robótica”, descrição de um sistema de pesos, peças encaixáveis e polias que serve para ilustrar aulas de física e facilitar a visualização das Leis de Newton. O caráter didático, que oferece descobertas em cada passo do processo, é o que atrai e prende a atenção das crianças, acredita.
O projeto motivou-o a escolher as carreiras de Mecatrônica ou Química a partir do próximo ano, quando começa o Ensino Superior. Além do interesse pela pesquisa e ciência e do contato com o método, a experiência de descobrir a autoconfiança e a capacidade de lidar com sua própria timidez é a outra herança de seu envolvimento com o Pibic. “Foi um aprendizado muito rico. Eu apresentava meu trabalho para os professores, para os colegas e para quem estivesse no laboratório. E acho que esse desembaraço vai ser importante para a minha vida universitária”, prevê.
Conheça outros trabalhos:
Pibic Ensino Médio no 4º SIC: sonho de voar faz estudante colocar os pés no chão
Pibic Ensino Médio no 4º SIC: a teimosia para enfrentar os estereótipos
Pibic Ensino Médio no 4º SIC: estudo das águas de Sombrio desperta para a pesquisa científica
Pibic Ensino Médio no 4º SIC: da corrida espacial à engenharia naval
Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
fabio.bianchini@ufsc.br