Pibic Ensino Médio no 4º SIC: estudo das águas de Sombrio desperta para a pesquisa científica

24/10/2014 19:59
Futuras pesquisadoras: (e-d) Gergiane, Jaquelini, Mayara e Juliana - Foto Henrique Almeida

Futuras pesquisadoras: (e-d) Gergiane, Jaquelini, Mayara e Juliana – Foto Henrique Almeida

“Ainda vou descobrir a cura para alguma doença”, promete Gergiane Teixeira, 17 anos, da Escola de Educação Básica Profª. Maria Garcia Pessi, em Araranguá. O entusiasmo recém-descoberto pela pesquisa é compartilhado com as colegas de 3º ano do Ensino Médio: Juliana da Rosa, 17, Mayara Sartori (16) e Jaquelini Teixeira (17), com quem apresentou a pesquisa “Estudos do Potencial Tóxico das Águas de Rios do Município de Sombrio”. A outra integrante do grupo, Bruna Estevam, não pôde vir a Florianópolis.

As cinco coletaram amostras de água dos rios que desaguam na Lagoa do Sombrio, no Sul do Estado, em quatro pontos diferentes, desde a nascente em uma cachoeira até o ponto logo depois de ter passado por todo município de Sombrio e recebido esgoto em vários locais. Retiraram amostras de cada um desses pontos em cada uma das quatro estações do ano e testaram a reação e o desenvolvimento de brotos de cebola, sementes de alface e artêmias (pequenos crustáceos de até um centímetro utilizados na alimentação de peixes) com essa água. Observaram então que não houve diferenças e, portanto, não há evidências de toxicicidade nessa água.

Mesmo assim, garantem, não entrariam no rio no trecho depois de atravessar a cidade. “O aspecto já é outro, o cheiro também”, diz Jaquelini. “Só se fosse na parte da cachoeira, que é limpinha”, diz Juliana. Para elas, é importante continuar o trabalho, avaliando a água do rio logo após receber o despejo da água usada no cultivo de arroz na região, mas essa é uma tarefa que deixarão para a próxima turma. No ano que vem, já esperam estar na universidade, cada uma em um curso diferente, mas ainda unidas pela determinação: querem ser cientistas.

Conheça outros trabalhos:

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: sonho de voar faz estudante colocar os pés no chão

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: a teimosia para enfrentar os estereótipos

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: demonstração das Leis de Newton ajuda na reação contra timidez

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: da corrida espacial à engenharia naval

Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC