Pibic Ensino Médio no 4º SIC: da corrida espacial à engenharia naval

24/10/2014 19:48
Pibic ajudou Victória a conhecer a UFSC Joinville - Foto Henrique Almeida

Pibic ajudou Victória a conhecer a UFSC Joinville – Foto Henrique Almeida

Victória Dolores Below também é da Professora Jandira D’Ávila, em Joinville, assim como Leandro de Amorim Maia. E também escolheu para seu trabalho uma demonstração mais realista de conceitos e fundamentos abstratos. Então, desenvolveu Space Race, um jogo que coloca em disputa a corrida pela construção de espaçonaves. Para desenvolver a competição, utilizou dados da verdadeira corrida espacial e do aparato tecnológico de diversos países, inclusive o Brasil, que tem os centros de lançamento em Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, e Alcântara, no Maranhão.
“Eu preferi essa área quando tomei contato com o Pibic porque são assuntos que me interessam mais, que eu conheço mais. Sempre tive facilidade com ciências exatas”, diz. A interação com o programa aproximou-a também da UFSC Joinville, que ela não conhecia bem. “Fui olhar melhor os cursos que são oferecidos no campus de lá, os programas. E acabei sendo atraída pelo de Engenharia Naval, é o que eu quero fazer”, antecipa.

Conheça outros trabalhos:

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: sonho de voar faz estudante colocar os pés no chão

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: a teimosia para enfrentar os estereótipos

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: estudo das águas de Sombrio desperta para a pesquisa científica

Pibic Ensino Médio no 4º SIC: demonstração das Leis de Newton ajuda na reação contra timidez

Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
fabio.bianchini@ufsc.br

Tags: 4º Seminário de Iniciação Científica do Ensino MédiojoinvillePibicPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação CientíficaUFSC