Tese sobre competições esportivas mundiais LGBTs recebe Prêmio Capes

Pesquisador Wagner Xavier de Camargo é vencedor do Prêmio Capes de Tese 2013. Foto: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC
A tese de doutorado “Circulando entre práticas esportivas e sexuais: etnografia em competições esportivas mundiais LGBTs”, defendida pelo estudante Wagner Xavier de Camargo, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), recebeu o Prêmio Capes 2013 como melhor pesquisa na categoria Interdisciplinar. Esse modelo de trabalho abrange duas áreas: Estudos de Gênero e Antropologia.
A tese, defendida em fevereiro de 2012, sob orientação de Carmen Silvia Moraes Rial e coorientação de Alexandre Fernandez Vaz, aborda o universo dos eventos esportivos mundiais voltados ao público LGBT. Para a realização do trabalho, Wagner visitou quatro países com tradição nesse tipo de evento: Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha e Canadá – no Brasil, ainda não há nenhum registro de competições oficiais direcionadas a esse público específico.
A Capes solicita ao vencedor do prêmio a gravação de uma videoaula de 20 a 30 minutos, que será transmitida a alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública, devendo ser uma tradução sucinta do tema abordado na tese. Segundo a Capes, essa é uma forma de retornar o conhecimento adquirido nas universidades à sociedade.
Como premiação o estudante recebeu uma medalha, um certificado da Capes, a quantia de 3 mil reais para sua orientadora, um certificado para o coorientador, e uma bolsa de três anos para o pós-doutorado – em qualquer universidade brasileira –, ou de um ano, em uma universidade fora do país.
Atualmente Wagner Xavier é pesquisador júnior pós-doutorando da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), junto ao Departamento de Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Andressa Prates/ Estagiária de Jornalismo/ UFSC
andressa.pratesfreitas@gmail.com
Claudio Borrelli / Revisor de Textos / Agecom / UFSC
claudio.borreli@ufsc.br
Fotos: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC