Ato homenageia quem trabalha com agroecologia em Santa Catarina nesta terça

08/10/2013 10:30

O Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (Lecera) e o Núcleo de Estudos em Agrobiodiversidade (NEABio), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), serão homenageados pelo Poder Legislativo Catarinense, nas categorias “Agricultura Urbana” e “Agricultura Agroecológica”, respectivamente, nesta terça, 8 de outubro, às 19h, no Plenarinho Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Por indicação do deputado Pedro Baldissera, a homenagem busca valorizar agricultores familiares, entidades e órgãos que atuam no setor, num reconhecimento aos serviços prestados em favor do desenvolvimento da consciência agroecológica e sustentável, a partir de projetos com enfoque conservacionista e participativo.

Leia mais: http://www.padrepedro.com.br/site/noticia.php?cod=1382.

Saiba mais sobre os homenageados

O Lecera é vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, foi fundado em 2006, e desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão. A linha de pesquisa científica do laboratório envolve diversos campos do conhecimento das ciências agronômicas e sociais, delimitados pela sustentabilidade econômica, social e ambiental, na produção de alimentos saudáveis produzidos agroecologicamente. A equipe do laboratório conta com a participação de graduandos, pós-graduandos, professores e técnicos.

O NEABio foi fundado em 2001 por professores do Departamento de Fitotecnia da UFSC, com a finalidade de constituir uma rede de pesquisa, ensino e extensão, visando à soberania alimentar e o desenvolvimento socioeconômico de comunidades rurais, balizados em estratégias participativas de manejo, caracterização, melhoramento genético, uso e conservação sustentável da agrobiodiversidade catarinense. O Núcleo tem atuado em municípios do Oeste de Santa Catarina, sobretudo em Anchieta, Novo Horizonte e Guaraciaba, por meio de parcerias com associação de agricultores, sindicatos, movimento sociais, poder público e de grupos religiosos. Também tem contribuído para a formação de estudantes de graduação do Curso de Agronomia do CCA (bolsistas Pibic e IEX do CNPq), bem como de pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais e Agroecossistemas (mestrado profissionalizante), sob a coordenação da professora Juliana Bernardi Ogliari.

Serviço:

O quê: Homenagem ao Lecera).

Quando: 8/10/2013 às 19 horas.

Onde: Plenarinho Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis.

Mais informações: (48) 3721-5417 e 5416.

Débora Cristina Baldissera/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
de.baldissera@gmail.com