Formação em Blogging Científico na BU
A Formação em Blogging Científico – Plataforma Hypotheses (França) – será realizada no dia 14 de outubro, das 9h às 12h, na Biblioteca Universitária (UFSC). A entrada é livre e os pedidos de inscrição devem ser feitos pelo e-mail marie.pellen@openedition.org. A formação será ministrada por Marie Pellen, responsável pelo projeto LusOpenEdition.
Hypotheses é uma plataforma de cadernos de investigação em ciências sociais e humanas. Existem vários tipos de cadernos: blogue de investigador, caderno de seminário, diário de bordo de uma investigação coletiva, diário de campo, blogues de revistas ou de livros, etc. Os cadernos de investigação são uma solução rápida e simples para disponibilizar regularmente informações sobre as investigações em curso.
Apresentação
Para acompanhar o desenvolvimento da plataforma, o Cléo organiza uma série de formações destinadas aos utilizadores já inscritos ou que pretendam disponibilizar um caderno de investigação. Com a duração de um dia, as formações permitirão a criação e a disponibilização de cadernos de investigação, a personalização e a configuração dos mesmos e o domínio de todas as funcionalidades de edição e de gestão à disposição dos participantes. Como complemento da formação prática, também é feita uma introdução às implicações dos blogues científicos e uma apresentação das práticas existentes, baseada na análise de vários exemplos.
A formação realiza-se no âmbito do projeto LusOpenEdition, desenvolvido pelo CRIA e pelo OpenEdition com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Programa
· Apresentação da plataforma Hypotheses
· Disponibilização do caderno e primeira configuração
· Objetos editoriais do caderno
· Publicação de conteúdos simples
· Opções de configuração avançadas
· Publicação de conteúdos complexos (inserção de objetos)
Mais informações: https://www.facebook.com/events/697336866962744/.