Evento busca alternativas para sistema penal e carcerário no Brasil

21/06/2013 12:00

Evento tem como objetivo buscar alternativas para o sistema penal e carcerário no Brasil. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

Começou nesta sexta-feira, 21 de junho, no Auditório do Fórum Norte da Ilha no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, o evento “Criminologia Crítica e Controle Penal no Brasil Contemporâneo”. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação de Direito da UFSC e pelo Projeto Universidade Sem Muros. Originalmente, o debate foi programado para a noite de ontem, dia 20, mas foi adiado para hoje por conta das manifestações públicas agendadas para a mesma data em Florianópolis.

Com abertura que iniciou perto das 9h da manhã, “Criminologia Crítica e Controle Penal no Brasil Contemporâneo” tem como objetivo discutir e criticar o controle penal brasileiro, buscando alternativas para o sistema penal e carcerário no Brasil. Cerca de 200 pessoas fizeram a inscrição gratuita pela internet, porém segundo o organizador do evento Marcelo Mayora o número de participantes na cerimônia de abertura foi bem abaixo do número de inscritos, e a mudança da data pode ter sido um dos motivos.

Dois grandes pensadores da área estão escalados para contribuir com a discussão: Dr. Nilo Batista, ex-vice-governador do estado do Rio de Janeiro e autor de importantes artigos na área penal, e Dra. Vera Malaguti Batista, socióloga e esposa do Dr. Nilo. O evento se organizará em dois minicursos, de manhã oferecido por Nilo Batista e à tarde por Vera Malaguti Batista. Ainda acontecerá o lançamento oficial do livro “Pelas mãos da criminologia: o controle penal para além da (des)ilusão”, da autora Vera Regina Pereira de Andrade que também estará presente.

Leonardo Lorenzoni / Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC
Fotos: Wagner Behr / Agecom / UFSC
wagner.behr@ufsc.br
 
Tags: "Criminologia Crítica e Controle Penal no Brasil Contemporâneo"CCJUFSC