Sistema Brasileiro de Tecnologia terá portal de apoio aos centros de inovação

Palestra de André Oliveira abordou Modelo de Operação da Rede Sibratec MBC.
Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
O Workshop das Redes Centros de Inovação Sibratec, que reuniu representantes de instituições científicas e tecnológicas do país, foi realizado nesta sexta-feira, 7 de junho, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No período da tarde, o evento teve como uma das pautas a discussão de estratégias para fomento das Redes Sibratec como plano de ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento nacional. Para isso, um novo Portal de suporte à Rede foi elaborado e deve entrar em operação na segunda quinzena de junho.
O Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), busca aproximar empresas e a comunidade científica e tecnológica. A finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras, dando condições para o aumento da taxa de inovação e do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade.
O Portal terá funcionalidades como cadastro de usuários, portfólios, submissão, indicadores que apresentem riscos e problemas para posteriores alterações, avaliação e acompanhamento dos projetos, entre outros. Durante o Workshop, foram ressaltadas a necessidade de mecanismos para agilizar a aprovação de projetos e a falta de integração entre as Redes.
Uma das exposições teve como temas o “Portal de Gestão da Rede Sibratec MBC” e o “Modelo de Operação da Rede Sibratec MBC”, coordenada por Marcelo Achar, do Instituto Sapientia, e André Oliveira, da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). A proposta foi apresentar e debater o funcionamento do Sibratec e as reformas que serão feitas no sistema, em relação a gestão, acesso das empresas ao portal e inovação, como estratégias de melhoria contínua para a Rede.
Dentro dos assuntos colocados em discussão foi ressaltada a necessidade de se trabalhar em equipe para o sucesso e funcionamento da Rede. “Devo gerenciar a minha rede com base nas competências das pessoas que eu tenho na equipe, mantendo assim um processo decisório transparente e ágil, de excelente articulação, integração e execução, trazendo confiança aos parceiros e mercado”, afirmou André Oliveira.
Algumas características para o funcionamento do Portal de Gestão da Rede foram colocadas na exposição, como: a solução de desafios em fases, levando em consideração o grau de desenvolvimento das Redes; a necessidade de ferramentas para integração com plataformas de inovação e informação, como por exemplo, a Plataforma Lattes; o portal deve ser customizável, modular e flexível para ser alterado e personificado conforme os interesses dos clientes e tem que ser desenvolvido a partir do Manual de Procedimentos Sibratec, base de padronização para todas as Redes.
Mais informações:
Orestes Estevam Alarcon (Lattes)
Departamento de Engenharia Mecânica/UFSC
orestes@emc.ufsc.br ou (48) 3721-7605.
Veja também:
Workshop das Redes Centros de Inovação Sibratec será realizado nesta sexta na UFSC
Página do MCTI sobre o Sibratec
Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
anairasmsarmento@gmail.com
Fotos: Henrique de Almeida e Renato José /Agecom/ UFSC