Mostra Prometeu começa nesta segunda-feira

10/06/2013 09:01

O Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta semana a Mostra Prometeu, que faz parte do Projeto de Extensão Punctum: cinema e pensamento. Com início nesta segunda-feira, 10 de junho, às 17h30, a programação consta de exibição de filmes, simpósio, música, falas e videoconferência. O evento é sediado no Auditório Henrique Fontes, no térreo do Bloco B, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O objetivo central do projeto é a produção de pensamento no (e a partir do) cinema. A cada mostra, a ideia é reunir, além de filmes, e principalmente, trabalhos que já estejam sendo feitos em torno de um tema, uma imagem. As edições anteriores foram sobre Alberto Cavalcanti e Eisenstein. Desta vez a imagem foi Prometeu, reunindo trabalhos feitos a partir (mais do que em torno) de derivações do mito.

Organizada pelo professor do Departamento de Artes, Luiz Felipe Soares, o projeto baseia-se na concepção de inseparabilidade entre “prática” e “teoria”, ou entre “trabalho artístico” e “trabalho acadêmico”. Na programação desta segunda-feira, 10 de junho, quatro pesquisadores, que têm uma banda, vão apresentar seus trabalhos de pesquisa e em seguida tocar peças que eles mesmos compuseram para a ocasião.
Na quarta-feira, 12 de junho, o destaque é a videoconferência com a professora da Universidade de Ohio, Anna Gawboy, que em 2010, quando era doutoranda em Yale, produziu uma performance do Prometeu de Scriabin, com a Orquestra de Yale e com luzes. Trabalhando junto com um design de luz, eles fizeram o que consideraram o sonho de Scriabin, que era juntar de fato sons e cores (só não havia tecnologia pra isso). A primeira linha da partitura é para Tastiera per luce (tipo teclado de luz). A cada nota corresponde uma cor, e a professora considerou também as anotações do Scriabin (na edição de 1913 que tá na Biblioteca Nacional de Paris) propondo nuances de luz. O vídeo desta apresentação em Yale será apresentado antes da videoconferência.
Na terça e na quinta haverá apresentações de trabalho, a maioria de alunos da Pós em Literatura, cada um com um olhar diferente para um aspecto do mito. Nos cinco dias estarão expostos trabalhos de Artur de Vargas Giorgi e Julian Brzozowski, também alunos da Pós.
A mostra tem apoio da Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult), do Centro de Comunicação e Expressão, do Programa de Pós-Graduação em Literatura e do Curso de Cinema (Depto. de Artes). As falas (e os debates) são gravadas e transcritas na Revista Punctum.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA, 10/6 – 17h30

FILMES:
O Golem (Carl Boese e Paul Weggener, 1921), 1h24min
Prometheu’s Garden (Bruce Bickford, 1988), 28min

SIMPÓSIO:
Senhor e Cria (Julian Brzozowski, Daniel Postal, Gabriel Dutra, Danilo Mello)

MÚSICA:
Adam + Juliette (Julian Brzozowski, Daniel Postal, Gabriel Dutra, Danilo Mello)

TERÇA, 11/6 – 17h30

FILME:
Casshern (Kazuaki Kiriya, 2004), 2h22min

SIMPÓSIO:
André Zacchi: O Prometeu de Lipchitz
Josimar Ferreira: Prometeu e Atlas – do roubo do fogo ao mundo nas costas
Anna Casarin: A leste do mito
Christian Fernandes: Metamorfoses de Prometeu, do verbo à pedra – a iconografia do mito da antiguidade ao século XVIII

QUARTA, 12/6 – 17h30

FILMES:

Encaixotando Helena (Jennifer Chambers Lynch, 1993),1h47min
Scriabin’s Prometheus: Poem of Fire (Thom Stylinski, 2010), 29min

VIDEOCONFERÊNCIA:
Anna Gawboy: sobre o Prometeu de Scriabin (Ohio University)
Luiz Felipe Soares (mediação)
Anna Casarin (tradução sequencial)

QUINTA, 13/6 – 17h30
FILME:
Conan, o bárbaro (John Milius, 1982), 2h09min

FALAS:
Gustavo Ramos: Corpo des-pedaçado
Marlon Krüger: Homem em chamas
Maria Augusta Nunes: A transfiguração do corpo nas performances de Fábio Mauri
Edson Burg: O torso arcaico de Helena
Alexandre Linck: A moral insuficiente

SEXTA, 14/6 – 17h30
FILMES:
Prométhée… Banquier (Marcel L’Herbier, 1921), 16min
Pina (Wim Wenders, 2011), 1h43min

Outras informações pelo endereço http://www.punctum.ufsc.br/ ou pelo e-mail punctum@cce.ufsc.br.

Tags: Mostra prometeurevista PunctumUFSC