Seminário discute desafios da licenciatura indígena nas universidades federais

03/06/2013 11:02

Permanência e acesso dos indígenas ao ensino foram temas de debate do evento. Foto: Wagner Behr / Agecom / UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu o seminário sobre “Licenciaturas Interculturais Indígenas em Universidades Federais Brasileiras: Contextos e Perspectivas”, que ocorreu nos dias 28 e 29 de maio. A proposta do encontro foi reunir coordenadores, docentes e acadêmicos de Licenciatura Intercultural Indígena (LII) para discutir a situação atual do curso, pensando na permanência e acesso dos indígenas ao ensino. “Devemos avaliar o que estamos fazendo para pensar no que devemos fazer”, afirmou a pró-reitora de Graduação da UFSC, Roselane Campos.

Na manhã do primeiro dia de evento, os temas de discussão foram: a conjuntura das LII`s existentes no país; o currículo do curso e suas especificidades étnicas; a contratação de professores efetivos, exclusivos ou não para o curso de LII; a articulação político-pedagógica da área no Brasil; a institucionalização, regularização e consolidação dos cursos e o campo de trabalho para os egressos.

Estiveram na mesa de debate dois representantes para cada universidade participante – Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os temas mais debatidos e colocados como desafios para essas instituições de ensino foram: a insuficiência de concursos públicos para a entrada de novos professores, o que impacta no número insuficiente destes para atender a demanda do curso de LII e a dificuldade de assegurar o funcionamento regular da política de pedagogia da alternância, que prevê o deslocamento dos indígenas para as universidades e dos professores para as comunidades, permitindo, assim, que o curso de graduação funcione de acordo com o prazo curricular previsto para sua conclusão.

No seminário também estiveram presentes a coordenadora geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (MEC), Rita do Nascimento, o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, Paulo Pinheiro Machado, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Eunice Nodari, o coordenador de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Lucas de Melo Reis Bueno, a presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Carmem Rial, docentes e alunos do curso.

O evento teve apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), do CFH, da PPGH, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e do Museu de Arqueologia e Etnologia – Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) / UFSC.

Mais informações:
Departamento de História – (48) 3721-4879 ou 3721-2600
Lucas Bueno – (48) 3721-4134 ou 8809-0743 ou lucasreisbueno@gmail.com. Currículo Lattes


Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
anairasmsarmento@gmail.com

Foto: Wagner Behr/ Agecom/ UFSC

Tags: Licenciatura IndígenaUFSC