UFSC sedia Simpósio de Educação a Distância nos dias 22 e 23 de maio

22/05/2013 15:01

Simpósio de Educação a Distância no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

Começou nesta quarta-feira, 22 de maio, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o primeiro dia de programação do Simpósio de Educação a Distância (EaDSimp 2013), promovido em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SC). O tema principal é a institucionalização da educação a distância nas instituições públicas de ensino superior.

A solenidade de abertura contou com a presença das reitoras da Universidade, Roselane Neckel, e do IF-SC, Maria Clara Schneider, que falaram sobre a importância e as dificuldades de institucionalizar a educação a distância. Também estavam presentes o coordenador geral da Capes/MEC, Jean Marc Mutzig, a pró-reitora de Graduação da UFSC, Roselane Fátima Campos, a coordenadora do Núcleo UAB/UFSC, Sonia Maria Cruz, e o coordenador do Núcleo UAB/IF-SC, Paulo Weigmann.

Em seguida, Jean Marc Mutzig ministrou a palestra “Políticas e Perspectivas para a EaD no Brasil”. O professor falou sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio da metodologia de educação a distância, criado em 2005 e que teve sua operacionalização transferida para a Capes em 2009.

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, falou da importância e as dificuldades de institucionalizar a educação a distância. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

Atualmente 93 instituições de ensino superior já oferecem cursos por meio da UAB e os principais objetivos do sistema são ampliar a oferta de educação superior, institucionalizar a EaD no país e apoiar a inovação metodológica, tecnológica e gerencial.

O evento termina nesta quinta-feira, 23 de maio, e ainda é possível fazer a inscrição gratuita no local. Clique aqui para acessar a programação.

Assista à reportagem da TV UFSC: Universidade Já – Simpósio de Educação à Distância 2013

 

Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fernandarvcosta@gmail.com

Tags: EADSIMP 2013IFSCSimpósio de Educação a Distância 2013UFSC